MARCELO Presidente todos os dias
1.885,00 MT
SINOPSE
Poucos políticos portugueses alcançaram a popularidade de Marcelo Rebelo de Sousa.
Com ele, a Presidência da República foi para a rua ao encontro do povo, quebrando formalismos e protocolos.
Este Presidente é a prova de como os afectos contam em política e de como podem ajudar a travar outros populismos, ainda que corra o risco de ser acusado de banalizar a função. Sem deixar de ser um homem de consensos, Marcelo também não deixou de pressionar o Governo e de condicionar a oposição, nem de marcar pontos na política internacional. Seguindo Marcelo Rebelo de Sousa no terreno, consultando centenas de trabalhos que relatam o seu percurso e falando com muitos dos que o acompanham, este livro é o retrato vivo de um Presidente da República singular, que já marcou a forma como se faz política em Portugal.
Out of stock
Felisbela Lopes
Leonete Botelho
9789720031396
| ISBN | 9789720031396 |
|---|---|
| Categoria: | Biografias |
| Weight | 385 g |
|---|---|
| Autor | |
| Editora | Porto Editora |
Livros Relacionados
-
ELON MUSK
3.300,00 MTSINOPSE
Do autor de Steve Jobs e outras biografias de sucesso, chega-nos a história surpreendentemente íntima de um dos inovadores mais controversos e fascinantes da atualidade, um visionário avesso a regras que levou o mundo para a era dos carros elétricos, da exploração espacial de iniciativa privada e da inteligência artificial. Ah, e comprou o Twitter.
Durante a sua infância, na África do Sul, Elon Musk foi vítima de bullying. Um dia, foi empurrado de umas escadas de cimento abaixo e pontapeado no rosto até este ficar uma massa ensanguentada e inchada. Ficou internado durante uma semana. Mas as mazelas físicas eram insignificantes quando comparadas com as feridas emocionais infligidas pelo seu pai, um carismático e engenhoso fantasista que agia por conta própria. Quando Elon teve alta do hospital, o pai repreendeu-o. «Tive de ficar de pé uma hora a ouvi-lo gritar comigo, a chamar-me idiota e a dizer-me que era um inútil», recorda.
O impacto do pai na sua psique permaneceria. Transformou-se num homem-criança duro, apesar de vulnerável, com uma tolerância extraordinariamente alta ao risco, sedento de drama e com um sentido épico de missão e uma obstinação maníaca, tão insensível quanto, por vezes, destrutiva.
No início de 2022 – depois de um ano marcado pelo lançamento e colocação em órbita de 31 foguetes da SpaceX, pela marca de um milhão de carros vendidos pela Tesla e de se tornar o homem mais rico do mundo – , Musk falou com pesar sobre a sua compulsão para criar dramas. «Preciso de mudar de mentalidade, sair do modo de crise, que é como tenho funcionado nos últimos catorze anos, pelo menos, se não a maior parte da minha vida», disse.
Foi um comentário melancólico, não uma resolução de Ano Novo. Ao mesmo tempo que se comprometia a mudar, comprava, em segredo, ações do Twitter, o maior recreio do mundo. Ao longo dos anos, sempre que se encontrava num lugar mais sombrio, voltava a ser aquela criança agredida no recreio. Agora, tinha a oportunidade de ser o dono do recreio.
-
MEMÓRIAS EM TEMPO DE AMNÉSIA Volume I Uma campa em África
2.300,00 MTSINOPSE
Estas Memórias em Tempo de Amnésia são publicadas em dois volumes. O livro trata sobretudo do que era proibido lembrar, do que era subversivo memorizar. Os crimes deviam ser esquecidos para todo o sempre. Podia-se ser preso e torturado por ter visto o crime que nenhum registo podia guardar e ficava, apesar de todo o esforço dos fazedores de silêncio, na memória dos homens. Nos contadores de histórias, nos que pela tradição oral preservam as lembranças dos seus antepassados.
Mas as dificuldades do presente funcionam como uma droga que apaga a memória e propaga como um vírus a amnésia colectiva, tornando a sociedade mais frágil perante ameaças já conhecidas pela humanidade.
Uma campa em África, o primeiro volume, aborda os caminhos que me levaram, ainda menino, para África. Aí vivi entre 1953 e 1967, primeiro em Moçambique, depois na África do Sul. Pretende ser um testemunho da viagem às trevas que era viver em África no tempo em que o racismo era política de Estado, quer fosse na mentira luso tropical ou no horror do apartheid. É um testemunho em nome do dever de memória, contra a política do esquecimento e o revisionismo histórico sobre o crime contra a humanidade que foi o colonialismo. Da Beira da minha infância, da cidade branca, resta uma campa; aí jaz a minha avó Amélia Claro, que eu tanto amara no Douro.
O segundo volume, Utopias Revolucionárias, abordará os anos de exílio e a revolução cultural de Maio de 68, ponto de encontro da contracultura americana e do marxismo europeu, da desconstrução do sistema patriarcal e da luta pela igualdade. É a conclusão da minha crónica dos longos anos 60, que terminaram com o 25 de Abril de 1974 em Portugal.
-
PENSAR COMO OBAMA
2.300,00 MTSINOPSE
Barack Obama ascendeu de relativa obscuridade à presidência dos Estados Unidos da América de forma extraordinária. A sua mensagem de esperança e mudança deram novo impulso às políticas globais e ligaram milhões de pessoas a um sistema que há muito sentiam ignorá-las.
Inspire-se com a jornada de Obama e aprenda que Sim. Podemos.
Filho de pai queniano e mãe americana, Barack Obama era uma figura improvável enquanto futuro presidente dos EUA. Mas as pessoas viam nele um reflexo dos seus próprios ideais — valores como tolerância, igualdade, justiça e, talvez o mais importante, esperança.
Para muitos, ele representava a mudança de mentalidades e a oportunidade para reformas concretas. E ao enfrentar os desafios únicos de um ambiente político global de incerteza, Obama apurou as capacidades de um verdadeiro presidente moderno para guiar o seu país em alguns dos mais difíceis momentos na história recente.
Com este livro pode aprender a pensar como o presidente mais acessível de sempre — um homem que está à vontade quer a discutir política externa quer as qualidades dos seus rappers favoritos.
O que pode aprender com este presidente único:
– As suas opiniões sobre liderança e inovação
– Como definir objectivos
– Aceitar e dominar a sua identidade
– Ultrapassar obstáculos
– Combater a desigualdade
– Tirar o melhor partido das redes sociais -
SOU UM CRIME Nascer e crescer no apartheid
2.800,00 MTSINOPSE
Uma história de violência, racismo, humor e superação durante o apartheid
Actualmente, Trevor Noah apresenta o icónico programa televisivo The Daily Show e é um dos mais reconhecidos humoristas do mundo. Mas no dia em que nasceu era um crime — fruto da relação ilícita entre uma negra e um branco durante o apartheid. Impulsionado pela mãe — rebelde, teimosa, exigente e a grande homenageada do livro — e através de um prodigioso sentido de humor, Trevor Noah conseguiu quebrar o ciclo de pobreza e discriminação a que estava condenado, e chegar ao lugar onde o vemos hoje. É essa a história que conta em Sou Um Crime, a par com a história da África do Sul e uma abrangente história do racismo.
-
-
TODA UMA VIDA
1.360,00 MTSINOPSE
Artur, Médico septuagenário, sofre um repentino ataque de coração quando estava a cuidar do jardim da sua casa. No serviço de urgência do Hospital, o mesmo Hospital onde exercera medicina durante mais de quarenta anos, é confrontado com as incertezas quanto ao desfecho do grave episódio de saúde.
No período de 48 horas de internamento vai fazendo uma retrospetiva mental da sua vida, uma espécie de backup da memória, que o faz recuar e reviver os acontecimentos mais marcantes da sua existência, num Portugal cheio de mudanças políticas e sociais, retrocedendo até à infância na sua terra natal localizada no centro do país.
Sempre com a incógnita quanto ao desfecho do acidente cardíaco a pairar no seu consciente, são colocadas à prova a sua resistência física e mental. Empolgante romance sobre a história da vida de um Médico relatada na primeira pessoa. A obra tem o prefácio do poeta José Fanha.
Esta obra conta a história de um Médico, na qual se espelham e caracterizam extractos da vida social de Portugal, antes e depois da revolução de Abril de 1974. É um relato livre de acontecimentos reais, não tendo, qualquer semelhança com vivências e/ou dados autobiográficos do autor.
-
NERO- O HOMEM POR DETRÁS DO MITO
1.990,00 MTSINOPSE
As histórias a respeito do tirânico reinado de Nero começaram mesmo antes do seu corpo ter arrefecido- o desapiedado tirano que tocava lira enquanto Roma ardia; o sádico diabólico que matou a mulher e a mãe e que atirou os cristãos aos leões- e foram perpetuados no século XX por hollywood e por autores de romances históricos. No entanto, tal como está nova biografia revela, o homem por detrás do mito é uma figura mais complexa, infinitamente mais interessante. Este livro não desculpabiliza Nero, mas pretende revelar que ele foi mais um libertador que um opressor, que planeou governar em paz, contrariando o governo militarista dos seus antecessores, e que era esclarecido e civilizado, um homem que gostava de poesia, música, filosofia e teatro, bem como dos prazeres eróticos. Aplaudido pelo seu desempenho com a lira por milhares de súbditos, a sua protecção às artes também deixou como legado a Casa Dourada, com a sua rica decoração a ouro e os seus murais, mais tarde copiados no Vaticano por Rafael e por outros artistas do Renascimento. Através de testemunhos sociais, culturais arqueológicos, encontramos aqui um Nero descrito como homem e não como monstro.
Esta soberba biografia de um imperador, cuja mítica reputação se estende por quase dois milénios, permite-nos ver, pela primeira vez, para além dos relatos com motivações politicas dos seus anteriores biógrafos, o homem paradoxal que foi o verdadeiro Nero. Esta obra prenderá a atenção de todos os que se interessam pela dinâmica história do Império Romano, focando o mais poderoso, o mais incompreendido e enigmático dos seus imperadores.
-
QUINTA-FEIRA E OUTROS DIAS
2.500,00 MTSINOPSE
Tendo mantido até agora reservada parte importante da minha acção como Presidente da República, convicto de que essa era a melhor forma de defender o superior interesse nacional – e nunca tendo ocorrido fugas de informação para a comunicação social sobre o que se passou nos meus encontros com o Primeiro-Ministro e outros membros do Governo -, entendo que é altura de completar a prestação de contas aos Portugueses dando público testemunho de componentes relevantes da minha magistratura que são, em larga medida, desconhecidos dos cidadãos.









