SOBRE O AUTOR

Lopes Tembe Ndelana nasceu a 20 março de 1937 em Maputo. É casado e tem seis filhos. Fez o ensino primário na África do Sul na Holly Cross e Swiss Mission School.
Estudou na International Correspondence School (Cape
Town), no Kwame N’kruma Institute (Wineba; Ghana), no Kivokomi College (Dar es Salaam, Tanzânia) e na Academia Militar de Enchasse no Egipto.
Da sua longa carreira profissional, destacam-se a passa-gem, entre 1974-1975, pelo Gabinete do Primeiro Minis-tro, ligado à área da Cooperação Internacional (Governo de Transição), o facto de ter sido, entre 1975 e 1978, Diretor Nacional do Protocolo, no MINES, e Diretor Adjunto da Comissão Nacional das Aldeias Comunais (1978–
1983). Entre 1977 e 1994 foi membro do Parlamento.
É atualmente Embaixador reformado, tendo sido, entre 1983-1989, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique na República Popular da China, República Democrática Popular da Coreia, do Paquistão e do Japão. Entre 1989 e 1996 foi Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique na República do Zimbabwe e no Botswa-na. Serviu no Reino da Suazilândia, como Alto–comissário, entre 1996-1998. Poliglota, fala inglês, português, swahili, chinyanja, ronga, zulu e shona.
Membro fundador da UDENAMO e, posteriormente, da FRELIMO, foi agraciado com a Medalha 20° Aniversario da Fundação da Frelimo e a Medalha Veterano da Luta de Libertação de Moçambique.

  • DA UDENAMO À FRELIMO e à diplomacia moçambicana

    O rigor histórico dos factos narrados sobre as várias etapas da luta  desde as tarefas  organizativas em Dar-es-Salaam, passando pelos centros educacionais e de treino militar na Tanzânia, com particular realce para Kongwa e Nachingwea, as acções de abastecimento e infiltração de armamento e outros meios de luta, a mobilização da população para o seu engajamento na educação e na produção, bem como o combate directo do inimigo, constituem um conjunto fascinante duma memória colectiva que consubstancia o papel dos combatentes pela liberdade, justiça e desenvolvimento de Moçambique.

    Os depoimentos que se juntam no livro são testemunho da partilha de um processo de luta, amizade e camaradagem cultivados ao longo dos vários anos de combate libertador. A luta de libertação de Moçambique fez-se em varias frentes politica, militar e diplomática. Lopes Tembe, através da sua trajectória, faz-nos recordar essa experiência multifacetada, em que a solidariedade regional e internacional teve um papel inolvidável.

    715,00 MT