SOBRE O AUTOR

Aníbal Cavaco Silva é licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISEG) e doutorado em Economia pela Universidade de York (Inglaterra).
Foi investigador da Fundação Calouste Gulbenkian, Director do Departamento de Estatística e Estudos Económicos do Banco de Portugal, Presidente do Conselho Nacional do Plano e professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade Católica Portuguesa.
Aderiu ao Partido Social Democrata (PSD) em 1974 e foi Ministro das Finanças e do Plano do Governo da Aliança Democrática, presidido por Francisco Sá Carneiro.
Em maio de 1985, foi eleito presidente da Comissão Política do PSD e, em Outubro seguinte, o partido venceu as eleições legislativas. Sob a sua direcção, o PSD obteve nas eleições legislativas de 1987 a maioria absoluta dos votos – resultado que repetiu nas eleições de 1991 – um facto inédito na democracia portuguesa.
Foi nomeado Primeiro-Ministro em Novembro de 1985, funções que desempenhou durante dez anos, e exerceu o cargo de Presidente da República no período de 2006-2016.

  • QUINTA-FEIRA E OUTROS DIAS

    SINOPSE

    Tendo mantido até agora reservada parte importante da minha acção como Presidente da República, convicto de que essa era a melhor forma de defender o superior interesse nacional – e nunca tendo ocorrido fugas de informação para a comunicação social sobre o que se passou nos meus encontros com o Primeiro-Ministro e outros membros do Governo -, entendo que é altura de completar a prestação de contas aos Portugueses dando público testemunho de componentes relevantes da minha magistratura que são, em larga medida, desconhecidos dos cidadãos.

    2.500,00 MT