SOBRE O AUTOR

Nascimento: 1968
Naturalidade: Bruxelas, Bélgica
Heterónimo: Monsieur Vandermeulen

Abandona por duas vezes os estudos no ensino superior, primeiro na Academia Real das Belas-Artes de Bruxelas e posteriormente no Instituto Real de História de Arte e de Arqueologia. Funda o café-concerto “Le Galactica”, palco de exposições, concertos e peças de teatro, que se torna rapidamente um local importante da cultura underground belga.
Em 1997, dedica-se à banda desenhada, fundando a sua própria editora, Clandestine Books, onde publica as suas primeiras obras. A sua série biográfica Fritz Haber (Delcourt, 2005-2014) origina que seja galardoado com o Prix Château de Cheverny de la Bande Dessinée Historique em 2008 e o Prix Atomium Fédération Wallonie-Bruxelles em 2019. Outra série que merece destaque na sua bibliografia é La Passion des Anabaptistes, desenhada por Ambre (6 Pieds Sous Terre, 2010-2017). Refira-se ainda a sua remistura da série Ric Rochet com Ric Remix (Le Lombard, 2012).

Com as ilustrações de Daniel Casanave, é argumentista da série Une Enquête du Commissaire Crémèr (Dargaud, 2008-2009), do díptico Shelley (Le Lombard, 2012), Chamisso – L’homme qui a perdu son ombre (Le Lombard, 2014) e Nerval l’inconsolé (Casterman, 2017), bem como coargumentista do 3.º volume de Hubert Reeves Explica (Le Lombard, 2019), cujo 1.º volume foi publicado em Portugal pela Gradiva. Em 2020, o duo une-se ao autor Yuval Noah Harari para adaptar um dos seus livros à banda desenhada com a série Sapiens (Albin Michel).
Desde 2016, David Vandermeulen dirige e prefacia a série A Pequena Bedeteca do Saber editada, pela Le Lombard, tendo dois dos seus livros sido publicados em Portugal, incluindo Os Direitos do Homem – Uma Ideologia Moderna, onde o seu longo prefácio é um vero miniensaio sobre o tema.

Quanto ao seu heterónimo, o pedagogo Monsieur Vandermeulen (nascido em 1925 e de nome completo Léopold Ferdinand-David Vandermeulen), para além de se dedicar a outras áreas, é autor do ensaio ilustrado Initiation à l’ontologie de Jean-Claude Van Damme ou Le concept aware, la pensée en mouvement (6 Pieds Sous Terre, 2004) e de Littérature pour Tous: Synthèse, Vulgarisation et Adaptation en Bande Dessinée des Grands Romans Français à l’Usage de L’Adolescent Contemporain (6 Pieds Sous Terre, 2002). Assina também o argumento da BD Le Cid, version 6.0, desenhada por Morvandiau (Racham, 2005), bem como participa no álbum coletivo Fluide Glacial au Louvre (Audie, 2018).

  • SAPIENS OS PILARES DA CIVILIZAÇÃO

    SINOPSE

    Segundo volume da extraordinária adaptação ilustrada do bestseller internacional Sapiens – História Breve da Humanidade.

    E se há 12 mil anos os humanos tivessem voluntariamente caído numa armadilha da qual nunca mais conseguiram sair? Sapiens: Os Pilares da Civilização explica-nos como de caçador-recoletor nómada o Homo sapiens aprendeu a domesticar plantas e animais tornando-se sedentário.

    Esta é a história de como o trigo tomou conta do planeta, de como um casamento improvável entre um deus e um burocrata criou os primeiros grandes impérios do mundo, e de como a guerra, as epidemias, a fome e a desigualdade social se tornaram para sempre uma parte da condição humana.

    Neste segundo volume da adaptação ilustrada de Sapiens – História Breve da Humanidade para novela gráfica, Yuval Noah Harari, em parceria com o escritor David Vandermeulen e o ilustrador Daniel Casanave, faz-nos uma vez mais viajar através dos séculos, investigando, desta feita, uma das maiores transformações da História: a Revolução Agrícola e as suas inesperadas consequências para a sociedade humana.

    Ilustrado a cores, original e cheio de humor, este livro é indicado para quem quer continuar o diálogo iniciado em Sapiens: História Breve da Humanidade e para apresentar o universo e as ideias de Noah Harari a novos leitores, curiosos pela história e pela ciência, e pelo que tem sido o longo e agitado percurso do ser humano até aos dias de hoje.

    4.200,00 MT