SOU UM CRIME Nascer e crescer no apartheid
2.800,00 MT
SINOPSE
Uma história de violência, racismo, humor e superação durante o apartheid
Actualmente, Trevor Noah apresenta o icónico programa televisivo The Daily Show e é um dos mais reconhecidos humoristas do mundo. Mas no dia em que nasceu era um crime — fruto da relação ilícita entre uma negra e um branco durante o apartheid. Impulsionado pela mãe — rebelde, teimosa, exigente e a grande homenageada do livro — e através de um prodigioso sentido de humor, Trevor Noah conseguiu quebrar o ciclo de pobreza e discriminação a que estava condenado, e chegar ao lugar onde o vemos hoje. É essa a história que conta em Sou Um Crime, a par com a história da África do Sul e uma abrangente história do racismo.
Out of stock
Trevor Noah
ISBN | 9789896715175 |
---|---|
Categoria: | Biografias |
Weight | 378 g |
---|---|
Autor | |
Editora | Tita da China |
Livros Relacionados
-
-
PENSAR COMO NELSON MANDELA
SINOPSE
Biografia inspiradora do maior símbolo de sempre da luta contra o Apartheid. Figura incontornável da História Mundial, Nelson Mandela dedicou grande parte da sua vida a combater o apartheid na Africa do Sul. Uma luta que o levaria à prisão mas que acabou por culminar na vitória do ANC nas primeiras eleições livres e conduzir Mandela à presidência do país. Inspire-se com o impressionante percurso de Mandela e aprenda a não desistir dos seus sonhos. Líder carismático do ANC (Congresso Nacional Africano), lutou durante décadas contra o regime do apartheid e, depois de 27 anos de prisão, tornou-se o primeiro presidente negro de um país livre de divisões raciais. Um dos mais respeitados líderes dos tempos modernos, Nelson Mandela inspirou gerações de políticos, pensadores e cidadãos comuns um pouco por todo o mundo. Este livro inspiracional reúne os ideais e filosofias de Mandela e revela como estes podem ser aplicados a todas as áreas da sua vida. Vai ficar a saber o que inspirou este grande homem e conhecer a história extraordinária da vida e obra de Mandela, que o fez chegar ao epíteto de pai da moderna nação sul-africana. «Que a vida de Nelson Mandela ao serviço dos outros e o seu inabalável empenho pela igualdade, reconciliação, e dignidade humana continuem a ser um farol para cada geração futura em busca de um mundo mais próspero e mais justo.» — Barack Obama
-
INVICTUS O Triunfo de Mandela
SINOPSE
Quando Nelson Mandela conquistou a presidência nas primeiras eleições livres, sabia que esta mudança formal não era suficiente para extinguir os ódios alimentados durante décadas. Com aquele seu carisma que tanto sobressai pela inteligência e humanidade, como por um magnetismo fortemente sedutor, o seu esforço orientou-se no sentido de unir negros e brancos através de algo que puder encarnar a alma nacional. Num golpe de génio, viu na final da Taça Mundial de Râguebi de 1995 a oportunidade única para pôr em prática o seu plano. Um documento histórico que brilha pela clareza e complexidade dos factores em jogo, constituindo ao mesmo tempo um sentido testemunho ao homem que o inspirou. Esta obra deu origem ao filme Invictus.
-
OS ANÉIS DO MEU CABELO A HISTÓRIA DE MARIZA
SINOPSEMariza dos Reis Nunes cresceu entre dois continentes. Dentro de casa estava em Moçambique, a terra onde nasceu, com a sua cultura, a sua música, a sua culinária. Mal saía à rua, mergulhava nas ruelas da Mouraria, na Lisboa antiga, no mundo do fado.
A convivência com dois universos tão diferentes moldou de forma indelével a sua personalidade como mulher e como artista. E o seu amor pela música, aliado ao dom de interpretar todos os géneros com a mesma alma, fizeram de Mariza uma cantora e fadista com tal arrojo e originalidade que, duas décadas depois de ter iniciado a carreira, continua a ser recebida em êxtase nas grandes salas de espetáculo de todo o mundo.
Mariza, os amigos, a família e os músicos revelam-nos neste livro a mulher fora do palco, sem saltos altos nem vestidos de renda, com a mão que costumamos ver a agarrar o microfone segurando com força a do seu filho.
-
QUINTA-FEIRA E OUTROS DIAS
SINOPSE
Tendo mantido até agora reservada parte importante da minha acção como Presidente da República, convicto de que essa era a melhor forma de defender o superior interesse nacional – e nunca tendo ocorrido fugas de informação para a comunicação social sobre o que se passou nos meus encontros com o Primeiro-Ministro e outros membros do Governo -, entendo que é altura de completar a prestação de contas aos Portugueses dando público testemunho de componentes relevantes da minha magistratura que são, em larga medida, desconhecidos dos cidadãos.
-
AMÁLIA NAS SUAS PALAVRAS
SINOPSEEm 1973, a Editora Arcádia encarregou o escritor Manuel da Fonseca de escrever uma biografia de Amália Rodrigues. A ideia parecia genial – pôr um escritor famoso e conhecido pela sua militância comunista a traçar o perfil daquela que era então considerada o ícone do Fado e um dos «pilares» da propaganda do Regime. Essa biografia nunca foi escrita, mas ficaram gravadas longas horas de conversa entre os dois, quer na casa da Rua de São Bento, quer na herdade que Amália tinha no Brejão. Entretanto, a Arcádia acabou e as gravações ficaram esquecidas. Até hoje…
Neste que será certamente o mais importante livro publicado no Centenário de Amália, essa conversa – até hoje inédita – é finalmente revelada, permitindo-nos acompanhar a vida de Amália, nas suas próprias palavras, desde a pobreza em que nasceu e cresceu até ao auge da sua carreira artística.
-
PARTICIPEI, POR ISSO TESTEMUNHO
SINOPSE
Neste livro Sérgio Vieira fala-nos das suas origens e da sua infância e adolescência em Tete. Fala-nos da crise de consciência que o levou abandonar o catolicismo e da sua subsequente militância no movimento estudantil e na Casa dos Estudantes do Império. Aborda também o êxodo dos estudantes “ultramarinos” de 1961-1963, e a participação em Paris e no Norte de África na luta anticolonial. Acompanhamos ainda a sua “descida” para Dar-es-Salaam, com a obrigatória escala em Argel, e a entrada no movimento de libertação, bem como a sua colaboração estreita com Eduardo Mondlane e Samora Machel.
São informativos os capítulos dedicados às relações entre os movimentos filiado na antiga CONCP (Conferencia das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas) e a fase das negociações que conduziram à assinatura dos Acordos de Lusaka. Chegada a Independência, é o exercício dos países da Linha da Frente, o dossier Zimbábue e a guerra de desestabilização.
A opção socialista da Republica popular de Moçambique e as relações com os países do antigo Bloco de Leste são , também, áreas onde Sérgio Vieira se demora. Notável e refrescante é a capacidade que estas páginas possuem de fazer reviver o drama, o sofrimento, a entrega, a solidariedade à volta do ideal da libertação da pátria e a exaltação dos momentos altos da luta. Reviver ou, mais importante, descobrir e compreender.
-
DA UDENAMO À FRELIMO e à diplomacia moçambicana
O rigor histórico dos factos narrados sobre as várias etapas da luta desde as tarefas organizativas em Dar-es-Salaam, passando pelos centros educacionais e de treino militar na Tanzânia, com particular realce para Kongwa e Nachingwea, as acções de abastecimento e infiltração de armamento e outros meios de luta, a mobilização da população para o seu engajamento na educação e na produção, bem como o combate directo do inimigo, constituem um conjunto fascinante duma memória colectiva que consubstancia o papel dos combatentes pela liberdade, justiça e desenvolvimento de Moçambique.
Os depoimentos que se juntam no livro são testemunho da partilha de um processo de luta, amizade e camaradagem cultivados ao longo dos vários anos de combate libertador. A luta de libertação de Moçambique fez-se em varias frentes politica, militar e diplomática. Lopes Tembe, através da sua trajectória, faz-nos recordar essa experiência multifacetada, em que a solidariedade regional e internacional teve um papel inolvidável.