INTRODUÇÃO À HISTÓRIA
1.735,00 MT
SINOPSE
Co-fundador, em 1929, da revista Annales, o grande historiador Marc Bloch, foi uma das vítimas de Klaus Barbie. Fuzilado em 1944, deixou inacabada uma obra de metodologia, Introdução à História, publicada em 1949 graças ao empenho de Lucien Febvre.
Nesta nova edição da obra póstuma de Marc Bloch, o seu filho Etienne Bloch, oferece-nos o texto integral, sem qualquer alteração aos originais. Com efeito, Lucien Febvre não teve à sua disposição todos os manuscritos e ele próprio introduzira algumas pequenas modificações. Fica assim reunido, o conjunto dos manuscritos de Bloch, incluindo uma redacção anterior à que é conhecida, até aqui inédita, assim como os diferentes planos e folhas de esboço, a partir dos quais foi elaborada a redacção definitiva.
E dizer quanto esta edição é capital parece desnecessário. Não só vamos descobrindo a obra na sua forma integral, como a vemos a dar forma a uma legitimação da ciência histórica, definindo práticas, objectivos, uma ética, um «ofício». Redescobrir-se-á também a modernidade da presente reflexão, do olhar lançado sobre a história, esta «ciência em marcha», esta «ciência dos homens no tempo», na qual se baseia a esperança de que as «sociedades consentirão, finalmente, organizar-se racionalmente, com a sua memória e um conhecimento de si mesmas».
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Marc Bloch
9789721043893
ISBN | 5601072580282 |
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Categoria: | Livros Técnicos |
Weight | 500 g |
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Autor | |
Editora | Europa-América |
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Para qualquer empresário, em qualquer ramo de negócio, a maior ameaça é sempre a concorrência. E no entanto, todos os dias, em todo o mundo, nascem milhares de negócios num contexto onde concorrência já existe e é feroz – o exemplo típico são os restaurantes. Mas porquê? O que leva um empreendedor a dar um tiro no pé logo à partida? Peter Thiel, o lendário fundador da PayPal, quando criou a empresa, em 1998, sabia que não havia concorrência à altura e quatro anos depois vendeu-a por 1,5 mil milhões de dólares. O princípio que o guiou então determinou todos os investimentos que viria a fazer. Foi o primeiro a entrar no capital do Facebook (tem hoje cerca de 10 por cento da empresa) e fundou ou financiou a LinkedIn, a Airbnb e a Palantir, só para citar as mais conhecidas. Em todos os casos, partiu do “0” (zero concorrência) para o “1” (número um no mercado). Apostando em tecnologias que permitiam acrescentar valor, onde antes não havia nada. O modo como repetiu os sucessos e a raiz da sua filosofia foram explicados num pequeno curso na Universidade de Stanford. Um dos seus alunos, Blake Masters, começou a tirar apontamentos e a publicá-los na Internet. O sucesso foi tal rápido (2,6 milhões de visualizações), que teve de pedir a Peter autorização para prosseguir. Nasceu assim De Zero a Um, uma versão refinada e trabalhada das aulas – o curso completo.
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PODEMOS SALVAR A EUROPA?
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Thomas Piketty é um observador atento dos aspectos económicos da nossa sociedade. Nada escapa à curiosidade nem à sagacidade deste professor universitário, que é não só um dos investigadores franceses mais reputados internacionalmente, mas também um crítico temido da cena política francesa. Seja a analisar os efeitos da crise financeira mundial ou a reforma do sistema de aposentações, a interpretar as opções governamentais ou os programas políticos, a dissecar os mistérios do imposto sobre a emissão de carbono ou as declarações de impostos de Liliane Bettencourt, existe sempre a certeza de que Thomas Piketty nunca se refugia no «politicamente correto». Considerado um dos melhores economistas da sua geração — na qual a concorrência é feroz — Thomas Piketty é, acima de tudo, um antidogmático enérgico, que tanto critica severamente a doxa liberal sobre a redução dos impostos, como censura os conformismos do seu quadrante político, a esquerda, que ao insistir em defender os seus princípios permite que a realidade lhe fuja debaixo dos pés. Defensor obstinado da redistribuição da riqueza, Thomas Piketty faz parte do grupo daqueles que actualmente fornecem as ferramentas para uma redefinição do projecto social-democrata.
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AS 33 ESTRATÉGIAS DE GUERRA
SINOPSEAs 33 estratégias de Guerra
Das sangrentas batalhas da História extraia as estratégias para vencer os insidiosos desafios sociais do dia-a-dia1. Declare guerra aos seus inimigos: a estratégia da polaridade
2. Não combata a guerra que já passou: a estratégia da guerrilha mental
3. No meio do turbilhão dos acontecimentos não perca a presença de espírito: a estratégia do contrabalanço
4. Crie uma sensação de urgência e de desespero: a estratégia da zona de morte
5. Evite as armadilhas do pensamento em grupo: a estratégia de comando e controlo
6. Segmente as suas forças: a estratégia do caos controlado
7. Transforme a sua guerra numa cruzada: estratégias para levantar o moral
8. Escolha as suas batalhas com cuidado: a estratégia da economia perfeita
9. Vire a mesa: a estratégia do contra-ataque
10. Crie uma presença ameaçadora: estratégias de dissuasão
11. Troque espaço por tempo: a estratégia do não compromisso
12. Perca batalhas, mas ganhe a guerra: a grande estratégia
13. Conheça o seu inimigo: a estratégia da inteligência
14. Vença a resistência com movimentos velozes e imprevisíveis: a estratégia da blitzkrieg
15. Controle a dinâmica: forçando estratégias
16. Atinja-os onde dói: a estratégia do centro de gravidade
17. Derrote-os em detalhes: a estratégia do dividir – e – conquistar
18. Exponha e ataque o lado frágil dos seus adversários: a estratégia crucial
19. Cerque o inimigo: a estratégia da aniquilação
20. Manobre-os em direcção à fraqueza: a estratégia do amadurecimento para ceifar
21. Negoceie enquanto avança: a estratégia da guerra diplomática
22. Saiba como terminar as coisas: a estratégia da saída
23. Teça uma mescla imperceptível de factos e ficção: estratégias de percepções erradas
24. Adopte a linha do mínimo de expectativas: a estratégia do ordinário-extraordinário
25. Ocupe o terreno elevado da moral: a estratégia justa
26. Negue-lhes alvos: a estratégia do vazio
27. Faça de conta que está a promover os interesses alheios enquanto promove os seus: a estratégia da aliança
28. Dê aos seus inimigos corda suficiente para se enforcarem: a estratégia da manobra para garantir vantagem
29. Anexe pequenas porções: a estratégia do facto consumado
30. Penetre nas suas mentes: estratégias de comunicação
31. Destrua de dentro para fora: a estratégia da frente interior
32. Domine enquanto parece submeter-se: a estratégia da agressão passiva
33. Semeie incerteza e pânico com actos de terror: a estratégia da reacção em cadeia. -
A ARTE DA GUERRA
SINOPSEUma das obras mais penetrantes do pensamento ancestral chinês, A Arte da Guerra que data provavelmente do Período dos Reinos Combatentes no século IV A.C. constitui não só um tratado de estratégia militar, mas igualmente uma lição de sabedoria, uma arte de viver e uma filosofia da existência.
A sua actualidade mantém-se viva e os ensinamentos de Sun Tzu continuam a influenciar as estratégias de sucesso em todos os sectores do mundo contemporâneo.
A presente tradução é o resultado da comparação das versões apresentadas nas línguas inglesa e francesa, em confronto com o próprio texto chinês.
O seu autor, Luís Serrão, é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, e tem exercido actividades no domínio do ensino, da edição e da tradução.