SOBRE O AUTOR
Ursula K. Le Guin nasceu em 1929 e produziu uma vasta e influente obra no campo da ficção especulativa.
Foi um dos nomes maiores da literatura norte-americana, tendo publicado 23 romances, além de inúmeras coletâneas de contos, livros infantojuvenis, poesia, ensaios e traduções.
O seu nome ganhou relevo a partir do final da década de 1960 com obras-primas como A Mão Esquerda das Trevas (1969) ou Os Despojados (1974).
Fortemente influenciada pela antropologia cultural, o taoismo e o feminismo, recebeu inúmeros prémios literários.
Em 2014, foi distinguida com a medalha da National Book Foundation pelo seu excepcional contributo para as letras americanas.
Faleceu em 2018.
-
LAVÍNIA
SINOPSEPlano Nacional de Leitura
Livro recomendado para a Formação de Adultos, como sugestão de leitura.Como leitora da Eneida, de Virgílio, Ursula Le Guin escolheu esta figura silenciosa, a segunda mulher de Eneias, para protagonizar este romance que é a sua homenagem à epopeia que Vírgilio. Lavínia passa a narradora deste romance, contando-nos a sua infância e juventude idílicas num mundo pré-helénico e pré-romano, cheio dos ritmos e dos ritos que o sagravam, fala-nos dos homens que a cortejaram até que Eneias chegasse e, como em Tróia por Helena, uma guerra começasse, por ela. Um romance de uma rara qualidade poética que tem tanto de histórico como de mítico.