SOBRE O AUTOR

Tom Burgis é um jornalista britânico, repórter do Financial Times. Foi durante vários anos correspondente do jornal em África. Recebeu diversos prémios pelos seus trabalhos em que denuncia a corrupção vigente no continente africano. A Pilhagem de África é o seu primeiro livro.

  • A PILHAGEM DE ÁFRICA

    SINOPSE

    ÁFRICA é o continente mais pobre do mundo — e também o mais rico. Embora concentre apenas 2% do PIB mundial, alberga 15% das reservas de petróleo, 40% do ouro e 80% da platina. No seu subsolo jaz um terço das reservas minerais do planeta. Mas o que poderia constituir a salvação do continente é, pelo contrário, uma maldição. Os recursos naturais africanos têm sido alvo de uma pilhagem sistemática. A contrapartida do petróleo e dos diamantes é a corrupção, a violência e desigualdades sociais gritantes. Mas os beneficiários deste saque, assim como as suas vítimas, têm nome. O crescimento acelerado de África é induzido pela voracidade de recursos naturais por parte de economias emergentes como a chinesa, e alimentado por uma rede sombria de comerciantes, banqueiros e investidores dispostos a subornar as elites políticas locais. Em A Pilhagem de África, Tom Burgis, premiado jornalista do Financial Times, conduz o leitor numa viagem emocionante e frequentemente chocante aos bastidores de uma nova forma de colonialismo. Ao longo de seis anos, o autor abraçou uma missão através da qual se propôs denunciar a corrupção e dar voz aos milhões de cidadãos africanos que sofrem na pele esta maldição. Aliando um trabalho aprofundado de investigação a uma narrativa plena de acção, o livro traz uma nova luz sobre os meandros de uma economia globalizada e a forma como a exploração das matérias-primas africanas concentra a riqueza e o poder nas mãos de poucos.

    2.335,00 MT
  • CLEPTOPIA Como o dinheiro sujo está a conquistar o mundo

    SINOPSE

    O premiado jornalista de investigação Tom Burgis expõe uma terrível rede global de corrupção financeira.

    Cleptopia segue o dinheiro sujo que está a inundar a economia global, a encorajar ditadores e a envenenar as democracias. Do Kremlin a Pequim, do Médio Oriente à Casa Branca, Tom Burgis mostra como os corruptos se estão a unir — e o terrível custo que tem essa união.

    Vislumbres desse mundo sombrio têm surgido nos últimos anos: um corpo carbonizado é encontrado num Audi; trabalhadores são crivados de balas no deserto do Cazaquistão; uma eleição fraudulenta tem lugar no Zimbabué; um banqueiro britânico é silenciado e humilhado por tentar expor a verdade sobre a City de Londres — o cofre do mundo para o dinheiro sujo.

    Neste thriller da vida real, repleto de revelações perturbadoras, entrelaçam-se várias histórias que revelam uma assustadora teia global de corrupção, proporcionando uma visão chocante de um mundo de evasão fiscal, espionagem e, acima de tudo, desejo de poder.

    2.995,00 MT