SOBRE O AUTOR
Luísa Dias Diogo, antiga Primeira-Ministra e Ministra do Plano e Finanças de Moçambique, nasceu em 11 de Abril de 1958, no distrito de Mágoe, província de Tete, em Moçambique. É licenciada em Economia pela Universidade Eduardo Mondlane de Maputo, em Moçambique, e Mestre em Economia Financeira pela Universidade de Londres. Foi reconhecida pela Times Magazine como uma das 100 individualidades influentes no Mundo, devido à sua participação activa no processo da reconstrução nacional e de transformações económicas e sociais do Pais rumo ao desenvolvimento. Em dois anos consecutivos, 2006 e 2007, foi igualmente, reconhecida pela Forbes Magazne como uma das figuras femininas mais influentes do Mundo. Ainda em 2007, co-presidiu ao Painel de Alto Nível sobre a Coerência das Nações Unidas nas áreas de Ajuda Humanitária, Desenvolvimento e Ambiente. Em 2008, recebeu o Prémio de Liderança Mundial das Mulheres. Em 201, foi designada Membro do Painel de Alto Nível das Nações Unidas sobre sustentabilidade Global.
Em 2004, recebeu o Prémio do Banco Mundial sobre o Plano de Acção de Redução da Pobreza Absoluta. Nesse mesmo ano, recebeu do Estado Estado moçambicano a condecoração da Medalha Eduardo Mondlane 2. Grau. É casada com o advogado António Albano Silva e tem três filhos.
-
A SOPA DA MADRUGADA Das reformas à transformação económica e social em Moçambique: 1994-2009
SINOPSE
A Sopa da Madrugada narra na primeira pessoa a experiência de governação de Luísa Dias Diogo em altos cargos do Estado da República de Moçambique, entre 1994 e 2009. Através de um olhar omnisciente dão-nos a conhecer os bastidores de opções, oportunidades e acções governativas, raízes de um período recente da vida do país. Várias madrugadas surgem espelhadas neste livro como desafios de recomeço, de reconstrução, de renascimento: a paz recente do país, a sua reconstrução no pós-guerra, a nova orientação económica, a procura da resposta nacional à pandemia da SIDA… A par do acompanhamento do país, o leitor tem ainda a oportunidade de testemunhar momentos marcantes da vida da autora, como a luta conjunta pela consolidação da emancipação da mulher. A Sopa da Madrugada reúne na visão clara de liderança firme de Luísa Dias Diogo parte da vida contemporânea de Moçambique e da determinação da mulher que faz parte da sua construção.