SOBRE O AUTOR
Escritor e pesquisador etnográfico e histórico.
Henrik Ellert nasceu na Dinamarca, mas cresceu no Quênia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe, implantando firmemente o que se tornou uma fascinação ao longo da vida em muitas paisagens diversas, culturas, tradições e povos de África. Ele foi educado no Zimbabwe, Dinamarca e Portugal – e agora divide seu tempo entre a Dinamarca e a África Austral.
A experiência profissional do Henrik centra-se principalmente no desenvolvimento do sector privado em África e seu trabalho leva-o a países da África austral e oriental. Com uma afinidade especial para a África Lusófona, Henrik viveu e trabalhou em Moçambique, Angola, Guiné-Bissau e São Tomé.
O seu duradouro interesse na arte africana e etnografia deu origem a este e vários outros livros relacionados.
-
MOSAICO MOÇAMBIQUE
SINOPSE
A Etnografia – o estudo da cultura material de um povo- tem mais valor quando enquadrada na historia social. A Arqueologia, a história e a sociologia combinam-se com a Etnografia na articulação do comportamento humano com coisas tangíveis.
Desta forma, podem juntar-se as varias pecas de um mosaico cultural complexo.
Esta publicação estuda, assim, todos os tipos de bens materiais moçambicanos e a cultura com eles relacionada. A obra inclui uma miscelânea de objectos domésticos, vestuário e adornos, armas, instrumentos musicais e muito mais. O livro analisa também as tecnologias usadas em varias ocupações e a maneira como os moçambicanos tem absorvido as influencias estrangeiras. A historia cobre vários milénios e mostra como o artesanato e as praticas tradicionais persistem até aos dias de hoje.