SOBRE O AUTOR
Elísio Macamo nasceu em Xai-Xai, no distrito de Gaza. Estudou no Instituto Médio de Línguas em Maputo e completou sua formação em Tradução e Interpretação na Inglaterra, onde fez seu mestrado em Sociologia na Universidade de Suffolk. Possui Doutorado em Sociologia e Antropologia na Universidade de Bayreuth na Alemanha, onde trabalhou como Docente e pesquisador na área de Sociologia do Desenvolvimento. Atualmente é professor assistente da Universidade de Basiléia, Suíça. Faz parte do conselho científico das revistas “Afrika Spektrum” e “Indilinga – African Journal of Indigenous Knowledge Systems”, membro da direcção da Associação Alemã de Estudos Africanos e membro do cometê científico do CODESRIA- Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais da África. Seu interesse em pesquisas e estudos situa-se nas áreas de sociologia da religião, conhecimento, tecnologia, conhecimento e política.
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O CARDEAL DO DIABO
SINOPSE
«O que sei é que vivemos numa sociedade em que, de facto, a realidade se apresenta de várias formas. Não me refiro aqui à realidade do sonho, da bebedeira e consequente babalaza e da lucidez. Refiro-me à realidade que cada um de nós toma como sendo moçambicana, como sendo a nossa sociedade. Algo me diz, e isto é o que, talvez, tentei reflectir nestes artigos, que o nosso quotidiano se reduz justamente a isto. Todos os dias negociamos connosco próprios e com os outros a ideia que temos da realidade. Indaganamo-nos se os outros apreendem a realidade da mesma maneira. Ao fazermos coisas ou falar procuramos saber dos outros se eles confirmam a ideia que temos da realidade. É trabalho extremamente penoso que tem desembocado nos mal-entendidos que fazem a nossa esfera pública. Vivemos uma vida insegura não tanto porque as nossas condições materiais são precárias, quanto pelo facto de não termos certeza sobre a natureza objectiva da realidade que nos envolve.»
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O PAÍS IRREAL ESTUDOS EM FICÇÃO SOCIOLÓGICA
SINOPSE
Um pais irreal é uma obra em textos publicados nas redes sociais. O autor ensaia novas formas de fazer sociologia baseadas nos estudos de meios sociais através da ficcionalização. A ideia central deste ensaio é de reconhecer, e recuperar, a profundidade que a mensagem adquire quando as palavras são obrigadas a perdem o seu sentido. Moçambique, como qualquer outra sociedade, constitui-se na produção de novos sentidos, os quais, por sua vez, são função não do que é dito. O livro é assim um convite à apreciação daquilo que Moçambique é, e pode ainda ser.