SOBRE O AUTOR
Diogo Ayres de Campos é actualmente Professor Associado da Faculdade de Medicina – Universidade de Lisboa, Portugal, e Presidente do Departamento de Obstetrícia do Hospital Universitário de Santa Maria, Lisboa. Até Dezembro de 2016 esteve na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e no Hospital S. João do Porto, onde foi Professor Associado, Consultor Sénior, Director da ala de trabalho em 2004-2008, e coordenou estudos de pós-graduação em Obstetrícia e Ginecologia na 2008-2011.
Suas principais áreas científicas de interesse são monitoramento fetal intraparto e simulação obstétrica. É co-inventor do programa “Omniview-SisPorto®” para análise computadorizada de sinais de monitorização fetal (Speculum, Lisboa, Portugal, 2006), da base de dados de registos clínicos Obscare (Virtualcare, Porto, Portugal), e foi o consultor médico para o desenvolvimento do simulador obstétrico “Lucina®” (CAE Healthcare, Montreal, Canadá, 2014).
Publicou 130 artigos em revistas internacionais indexadas no Medline, editou 2 livros internacionais, escreveu 18 capítulos de livros internacionais e deu 182 palestras convidadas em reuniões científicas internacionais. Foi Editor-Chefe da “Acta Obstetrica e Ginecologica Portuguesa” 2006-2010, e Editor Associado da “ISRN Obstetrics and Gynecology” 2012-2014. Presidiu a comissão científica do 1º, 2º e 3º Congresso Europeu de Cuidados Intraparto (ECIC).
É o Presidente eleito da “European Association of Perinatal Medicine – EAPM” e foi Secretário Geral desta sociedade de 2016-2018. Ele é Membro do Conselho do “European Board and College of Obstetrics and Gynecology – EBCOG”, e coordenador do Exame EBCOG Parte 2. Entre 2010 e 2018 integrou o “Safe Motherhood and Newborn Health Committee” da “International Federation of Obstetrics and Gynecology – FIGO”, onde coordenou a revisão de 2015 das “FIGO guidelines on intrapartum fetal monitoring”. Participou dos painéis de consenso da Organização Mundial da Saúde para “Recomendações sobre cuidados pré-natais” e “Cuidados intraparto e redução de cesarianas desnecessárias”.

  • EMERGÊNCIAS OBSTÉTRICAS

    SINOPSE

    “Emergências obstétricas” são complicações agudas da gravidez que põem em risco a vida da mãe e/ou do feto e cuja resolução exige uma resposta quase imediata (habitualmente em minutos) por parte da equipa de saúde, de forma a garantir um desfecho favorável para ambos. Quase todas as emergências obstétricas são situações raras, o que levanta problemas específicos para o ensino e manutenção da experiência dos profissionais de saúde. A crescente taxa de cesarianas levou a uma redução na incidência de algumas destas complicações, mas não as eliminou completamente. Todos estes factores contribuíram para que exista actualmente algum receio em relação à ocorrência destas situações, juntamente com uma relativa inexperiência na sua resolução. Este livro tem como objectivo principal servir de texto de apoio aos cursos nacionais de treino na “Resolução de Emergências Obstétricas”, os quais contam com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Medicina Materno-Fetal, do Colégio de Especialidade de Ginecologia e Obstetrícia da Ordem dos Médicos e da Associação Portuguesa de Enfermeiros Obstetras. Mas poderá também ser uma leitura útil para os profissionais de saúde que apenas pretendam actualizar os seus conhecimentos nesta área.

    1.130,00 MT