SOBRE O AUTOR
David Machado nasceu em Lisboa em 1978. Licenciado em Economia, o escritor português publicou os romances O Fabuloso Teatro do Gigante, Deixem Falar as Pedras, Índice Médio de Felicidade (Prémio da União Europeia para a Literatura 2015) e Debaixo da Pele.
Publicou, além disso, vários contos para crianças, entre eles, A Noite dos Animais Inventados (Prémio Branquinho da Fonseca 2005), O Tubarão na Banheira (Prémio Autor SPA/RTP 2010), A Mala Assombrada, Parece Um Pássaro, Eu Acredito e Uma Noite Caiu Uma Estrela. Os seus livros estão publicados em Itália, França, Brasil e Marrocos.
Em 2016, David Machado integrou a delegação de autores portugueses presente na Feira do Livro de Leipzig.
A obra deste autor foi sugerida para publicação na Alemanha, no contexto de Portugal País Convidado da Feira do Livro de Leipzig por Diogo Madre DeusJulia DöschMaria do Rosário Pedreira.
-
A NOITE DOS ANIMAIS INVENTADOS
SINOPSE
Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma. Vencedor da mais recente edição do Prémio Branquinho da Fonseca, atribuído pelo jornal Expresso e pela Fundação Calouste Gulbenkian, David Machado é um escritor em plena ascensão. Neste seu primeiro livro, transporta-nos até um quarto escuro onde dormem Jonas e os seus irmãos – Jeremias, o mais velho, e os gémeos Jacinto e Jaime. Dotados de uma imaginação poderosa começam a inventar animais, desde galinhas, leopardos, pirilampos, tartarugas, lobos, morcegos, gatos, ursos, elefantes, acabando por criar um enorme dinossauro que já não cabia no quarto e assustava todos os outros animais. Finalmente os irmãos uniram-se e, juntos, tiveram de imaginar um comboio que transportasse todos estes seres para uma floresta inventada. Voltaram e enfiar-se debaixo de uma manta de retalhos e assim conceberam um final feliz. Com ilustrações magníficas de Teresa Lima este é um livro para fazer sonhar os pequenos leitores.