SOBRE O AUTOR

Chimamanda Ngozi Adichie, cresceu no recinto da Universidade da Nigéria, em Nsukka. A sua obra é lida no mundo inteiro e está traduzida em mais de trinta línguas . É autora dos romances A Cor do Hibisco, que ganhou o Commonwealth Writer’s Prize e o Hurston/Wight Legacy Award: Meio Sol Amarelo, que ganhou o Orange Prize (o actual Women’s Prize for Fiction), prémio esse que, em 2020, a nomeou sua «Vencedora das Vencedoras»; uma colectânea de contos, A Coisa à volta do Teu Pescoço; e Americanah, que ganhou o US National Book Critcs Circle Award e foi New York times. Além da sua escrita, Chimamanda dá palestras por todo o mundo.
Fez duas TED Talks que são consideradas um marco: a TED Talk The Danger of a Single Story, em 2009, e a TED Talk Todos Devemos Ser Feministas, que desencadeou uma conversa mundial acerca do feminismo e foi publicada em livro, em 2014.
Seguiu-se Querida Ijeawele- Como Educar para o Feminismo. O seu livro mais recente, notas sobre o Luto, foi publicado em Junho de 2021. Chimamanda faz questão de apoiar jovens aspirantes a escritores e fundou uma Oficina Anual de Escrita na Nigéria, que recebe candidaturas do mundo inteiro.

  • A COISA À VOLTA DO TEU PESCOÇO

    SINOPSE

    Depois de Meio Sol Amarelo (Orange Prize 2007) e A Cor do Hibisco (Commonwealth Writers’ Prize 2005), Chimamanda Ngozi Adichie regressa com doze histórias protagonizadas por heroínas memoráveis. Divididas entre dois continentes – África e América -, estas mulheres lutam por um lugar e uma identidade no mundo moderno mas também pela preservação dos valores da sua cultura de origem. Quer vivam no inferno de um país como a Nigéria ou num subúrbio aparentemente calmo dos Estados Unidos, elas não têm uma vida fácil. As ameaças que enfrentam podem ter origem na guerrilha ou no funcionamento de um forno microondas mas os seus dilemas contêm toda a história de um continente.

    2.600,00 MT
  • A COR DO HIBISCO

    SINOPSE

    Os limites do mundo da jovem Kambili são definidos pelos muros da luxuosa propriedade da família e pelas regras de um pai repressivo. O dia-a-dia é regulado por horários: rezar, dormir, estudar e rezar ainda mais. A sua vida é privilegiada mas o ambiente familiar é tenso. O pai tem expectativas irreais para a mulher e os filhos, e pune-os severamente quando se mostram menos que perfeitos.

    Quando um golpe militar ameaça fazer desmoronar a Nigéria, o pai de Kambili envia-a, juntamente com o irmão, para casa da tia. É aí, nessa casa cheia de energia e riso, que ela descobre todo um novo mundo onde os livros não são proibidos, os aromas a caril e noz-moscada impregnam o ar, e a alegria dos primos ecoa.

    Esta visita vai despertá-la para a vida e para o amor e acabar de vez com o silêncio sufocante que a amordaçava. Mas a sua desobediência vai ter consequências inesperadas.

    Uma obra sobre liberdade, amor e ódio, e a linha ténue que separa a infância da idade adulta, que marcou a estreia de uma escritora extraordinária.

    2.295,00 MT
  • AMERICANAH

    SINOPSE

    Ainda adolescentes, Ifemelu e Obinze apaixonam-se. A Nigéria vive dias sombrios sob o jugo de uma ditadura militar e quem pode abandonar o país fá-lo rapidamente.
    Ifemelu, bela e ousada, vai estudar para os Estados Unidos. Para trás, deixa o país, a família e Obinze, a quem chama Teto, um nome que testemunha uma intimidade absoluta e irrepetível.
    Obinze, introvertido e meigo, planeava juntar-se-lhe, mas a América do pós-11 de setembro fecha-lhe as portas. Sem nada a perder, ele arrisca uma vida como imigrante ilegal em Londres.
    Anos mais tarde, na recém-formada democracia nigeriana, Obinze é um homem rico e poderoso. Nos Estados Unidos, Ifemelu também vingou: é autora de um blogue de culto. Mas há algo que nem a América nem o tempo conseguem apagar. E quando decide regressar à Nigéria, Ifemelu terá de reinventar uma linguagem comum com Obinze e encontrar o seu lugar num país muito diferente do que guardou na memória.
    Nome maior da literatura contemporânea, Chimamanda Ngozi Adichie disseca conceitos fundamentais tais como identidade, nacionalidade, raça, diferença, solidão e amor. Americanah parte de uma história de amor para construir um romance de ideias tão universal quanto implacável. Uma incontestada obra-prima.

    3.400,00 MT
  • Dream Count

    SINOPSE

     

    ‘Reads like a feminist War and Peace. A magnificent novel’ THE SUNDAY TIMES
    ‘A complex, multi-layered beauty of a book. Extraordinary’ NEW STATESMAN

    A publishing event ten years in the making – a searing, exquisite new novel by the best-selling and award-winning author of Americanah and We Should All Be Feminists – the story of four women and their loves, longings and desires.

    ‘The major publication milestone of 2025’ OBSERVER
    ‘The return of a literary titan’ TELEGRAPH

    CHOSEN AS A SUNDAY TIMES, GUARDIAN, OBSERVER, FINANCIAL TIMES, INDEPENDENT, TELEGRAPH, GQ and COSMOPOLITAN BOOK OF 2025.

    Chiamaka is a Nigerian travel writer living in America. Alone in the midst of the pandemic, she recalls her past lovers and grapples with her choices and regrets. Zikora, her best friend, is a lawyer who has been successful at everything until — betrayed and brokenhearted — she must turn to the person she thought she needed least. Omelogor, Chiamaka’s bold, outspoken cousin, is a financial powerhouse in Nigeria who begins to question how well she knows herself. And Kadiatou, Chiamaka’s housekeeper, is proudly raising her daughter in America – but faces an unthinkable hardship that threatens all she has worked to achieve.

    In Dream Count, Adichie trains her fierce eye on these women in a sparkling, transcendent novel that takes up the very nature of love itself. Is true happiness ever attainable or is it just a fleeting state? And how honest must we be with ourselves in order to love, and to be loved? A trenchant reflection on the choices we make and those made for us, on daughters and mothers, on our interconnected world, Dream Count pulses with emotional urgency and poignant, unflinching observations on the human heart, in language that soars with beauty and power. It confirms Adichie’s status as one of the most exciting and dynamic writers on the literary landscape.

    ‘Expect everyone to be talking about this one’ INDEPENDENT

    2.350,00 MT
  • MEIO SOL AMARELO

    SINOPSE

    Com a elegância e o talento a que já nos habituou, Chimamanda Ngozi Adichie cruza um momento determinante na história moderna de África com as vidas de cinco personagens inesquecíveis.

    A breve vida do Biafra enquadra o crescimento de Ugwu, um humilde criado de treze anos a quem o mundo se desvendará pela mão do seu senhor, Odenigbo, que, na intimidade da sua casa, planeia uma revolução. Este jovem professor universitário mantém uma relação apaixonada com a bela Olanna, cuja irmã gémea, Kainene, é alvo do amor desesperado de Richard, um jovem inglês a braços com sua identidade enquanto homem branco em África.

    Todos eles vão ser forçados a tomar decisões definitivas sobre amor e responsabilidade, passado e presente, nação e família, lealdade e traição.
    Todos eles vão assistir ao desmoronar da realidade tal como a conheciam devido a uma guerra que tudo transformará irremediavelmente.

    3.400,00 MT