SOBRE O AUTOR
Joaquim Carlos da Costa Pinho é Professor Associado com Agregação do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro. Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de Santiago de Compostela, tem participado em diversos cursos de mestrado e pós-graduação na área das Finanças, bem como, exercido actividade de consultoria ao longo dos últimos anos.
-
RISCO FINANCEIRO – MEDIDA E GESTÃO
SINOPSE
Num mundo caracterizado pela globalização, e num momento em que vivemos uma enorme crise financeira, as empresas estão sujeitas a diferentes tipos de risco, nomeadamente risco de mercado, de preço, cambial e de taxa de juro. Se alguns tipos de risco não se podem eliminar, outros há que, via estratégias de cobertura, podem ser reduzidos.
Esta obra apresenta uma exposição teórica das problemáticas associadas à gestão do risco. Os vários tipos de instrumentos de cobertura de risco existentes, a racionalidade subjacente à sua utilização, a sua forma de avaliação e as várias componentes de risco que as empresas financeiras e não financeiras têm que gerir no seu dia-a-dia.
Casos práticos ilustram a teoria de modo a que os leitores mais facilmente consolidem e operacionalizem os conhecimentos adquiridos e deles tirem partido.