SOBRE O AUTOR
Benjamin Abdala Júnior (São Paulo, 30 de Abril de 1943) é um professor e crítico literário brasileiro, professor titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Seus trabalhos se voltam principalmente à literatura comparada de obras de países lusófonos, sendo considerado um dos responsáveis pela introdução dos estudos de literaturas africanas lusófonas no Brasil.
-
LITERATURA, HISTÓRIA E POLÍTICA:Literaturas de língua portuguesa no século XX
SINOPSE
Mais do que o engajamento do cidadão-escritor, este ensaio discute o gesto que veio a configurar-se artisticamente numa forma nova, nas literaturas dos países de língua portuguesa. A análise do sentido político subjacente a essas produções da Modernidade levou à problematização das relações entre arte e engajamento, do poder de linguagem subjacente ao texto em seu circuito comunicativo e das articulações do campo intelectual nos países de língua portuguesa.
-
PORTOS FLUTUANTES Trânsitos Ibero-afro-americanos
SINOPSE
“ Portos flutuantes” é uma imagem que procura abarcar a heterogeneidade conflituosa, as culturas híbridas, as temporalidades mescladas e superpostas; em suma, os processos de mesclagem cultural oriundos de situações coloniais e pós-coloniais. Trata-se, nesta publicação, de uma reunião de ensaios resultante do empenho colectivo de vários pesquisadores que buscam enfocar línguas, nem sempre pacífico, como as que podem ser surpreendidas em países que foram, e de certo modo ainda o são, colonizados.