SOBRE O AUTOR
25 de Abril de 1927 – 24 de Março de 2020
Autor de banda desenhada, ilustrador e publicitário, Albert Aleandro Uderzo nasceu a , em Fismes, no Marne (França), no seio de uma família de origem italiana.
Em 1940 foi admitido na SPE (Société Parisienne d’Édition), iniciando-se nas Artes Gráficas como desenhador, entre outras funções. Nesse mesmo ano colaborou com a revista Júnior e conheceu o desenhador Edmond-François Calvo, com quem aprendeu a fazer banda desenhada.
Com a França ocupada, interrompeu o seu interesse pela BD durante o tempo em que trabalhou com o pai, numa oficina de um luthier.
Em 1945 publicou a sua primeira BD, Flamberge Gentilhomme Gascon, tendo também criado Clopinard no mesmo ano.
Começou a colaborar com a revista OK em 1946, onde criou várias personagens como Arys Buck, Prince Rollin e Belloy (1948), este último mais tarde recuperado para o jornal La Wallonie (1950) e para as revistas Pistolin (1955) e Pilote (1962).
Já no início da década de 50, colaborou noutras publicações como Bravo! (1950), France-Dimanche (1950), aqui como repórter-desenhador, France-Soir, La Chambre du haut, e nas BD publicitárias que surgiram em diferentes jornais.
A sua ligação à agência International-Press de Bruxelas aconteceu em 1951, onde conheceu Jean-Michel Charlier, Victor Hubinon, Mitacq, Eddy Paape e Jean Graton, que viriam a revelar-se grandes criadores de BD.
Aí, e nesse mesmo ano, conheceu também René Goscinny, com o qual estabeleceu uma cumplicidade que se traduziu em múltiplos trabalhos, iniciada com Jehan Pistolet, um gentil corsário, e com Luc Júnior – séries publicadas em 1952 no suplemento “La Libre Junior” do jornal La Libre Belgique.
Em parceria com René Goscinny criou também um simpático pele vermelha, Oumpah-Pah (Humpá Pá), cuja primeira versão de 1952 foi recusada por vários editores, mas que acabaria por ser publicada na revista Tintin, entre 1958 e 1962.
Outros periódicos, onde se podem encontrar várias bandas desenhadas de Uderzo, são a revista Risque-Tout (1955), assim como Benjamin et Benjamine (1956) para a qual criou a série do mesmo nome, ou ainda Paris Flirt e Jeannot.
Albert Uderzo, René Goscinny e Jean-Michel Charlier, também argumentista, fundaram em 1955 a Édipresse (agência de imprensa) e a Édifrance (agência de publicidade), a partir das quais nasceram publicações (como a revista Pistolin), personagens e colaborações com outros autores, como resposta a um conflito pelo reconhecimento dos direitos dos autores.
Uderzo esteve intimamente ligado ao nascimento da Pilote, da qual foi o director artístico, maquetista e ilustrador, revista que se tornou um marco na BD europeia dos anos 60. No seu número inaugural, de 29 de Outubro de 1959, apareceu desde logo Astérix, série humorística criada com argumentos de Goscinny, e também Tanguy e Laverdure, série realista criada com argumentos de Jean-Michel Charlier, ambas sob desenho de Uderzo.
Dado o extraordinário êxito conseguido com Astérix, sobretudo a partir do momento em que se popularizam as edições em álbum, Uderzo foi obrigado a deixar as suas outras criações, nomeadamente Tanguy e Laverdure, que continuou com argumentos de Charlier, sob desenho de outros autores.
Ao popularizar-se a sua leitura entre adultos e crianças, Astérix ajudou a aumentar a notoriedade da banda desenhada em França, deixando de ser encarada como uma actividade menor destinada à infância.
Até 1977 foram editados, em média, dois álbuns por ano da série, fruto da grande popularidade adquirida, que também se alargou a outros países europeus. Em simultâneo, desenvolveram-se desenhos animados, produtos derivados e publicidade, que utilizava Astérix para as mais variadas campanhas, consolidando a popularidade do pequeno gaulês e amigos.
Em 1974 Uderzo fundou, com Goscinny e o editor George Dargaud, o Studio Idéfix, dedicado à realização de desenhos animados, que funcionou até 1978.
Com a morte de René Goscinny em novembro de 1977, o último álbum feito pelos dois autores, Astérix chez les Belges (Astérix entre os Belgas), apenas seria editado em 1979. Nesse ano, Uderzo criou as Éditions Albert-René, que editam os álbuns da série que passou a realizar a solo, para além de outros títulos criados por Uderzo e Goscinny.
O primeiro álbum de Astérix produzido a solo, Le Grand Fossé (O Grande Fosso), foi editado em 1980.
De entre as muitas distinções recebidas pela sua obra, destacam-se o Grande Prémio do Milénio, atribuído durante o 26.º Festival Internacional de BD de Angoulême, em 1999, e o Prémio “Max und Moritz” o mais prestigiado da BD alemã, concedido no XI Festival Internacional de BD de Erlangen, em 2004.
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ASTÉRIX E LATRAVIATA
SINOPSEPompeio, antigo cônsul romano e inimigo confesso de César, está em Condate a tentar reunir um exército contra o imperador. Para seu azar, perdeu o seu gládio e o seu capacete que foram para às mãos dos pais de uns certos gauleses irredutíveis… Que estratagemas Pompeio e Bonusmalus, prefeito de Condate, usarão para recuperar as armas perdidas?
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ASTÉRIX E OS VIKINGS
SINOPSEInspirado em “Astérix e os Normandos”, o filme “Astérix e os Vikings” deu origem a um álbum. Os grandes guerreiros do Norte querem aprender o que é o medo, porque o medo dá asas. Atrevidix, sobrinho de Matasétix de férias na aldeia gaulesa, proclama-se campeão do medo, tornando-se assim o “instrutor” ideal para os vikings. Estes raptam-no, levam-no para o Norte e os nossos heróis terão de viajar até lá para resgatar o rapaz
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ASTÉRIX IL ALCAFORRON
SINOPSENovo álbum das aventuras de Astérix (o nº 39), assinado pela nova dupla de autores que já foi responsável pelos quatro álbuns anteriores (Astérix Entre os Pictos, O Papiro de César, Astérix e a Transitálica e A Filha de Vercingétorix).
Sexto título da série em mirandês, foi lançado em Fevereiro de 2022 após o lançamento mundial, no dia 21/10/2021, da versão original e de algumas outras versões linguísticas, entre as quais a portuguesa (sob o título Astérix e o Grifo).
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ASTÉRIX O GAULES
SINOPSEEstamos no ano 50 a.C.. Toda a Gália está ocupada pelos Romanos… Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis Gauleses resiste agora e sempre ao invasor.
Como é possível que uma minúscula aldeia perdida algures na Gália consiga resistir a tão poderoso exército? O que a torna invencível? Parte da resposta está na receita da poção mágica, preparada por Panoramix, o druida.
Ambicionando depor Cais César, Caius Bonus e o seu decurião Sacapulgus decidem raptar Panoramix para lhe ser extorquida a célebre receita. Inicia-se assim esta aventura de Astérix e do seu inseparável companheiro Obélix, que têm por missão resgatar Panoramix das mãos dos romanos e trazê-lo de volta à Gália.Curiosidade:
A página 35 de todas as versões de Astérix, o Gaulês, com a excepção da inglesa, tem uma história curiosa. Como a prancha original se perdeu e era necessária para uma nova impressão do álbum, foi repintada na íntegra por Marcel Uderzo, irmão de Albert Uderzo, em 1970. Albert tinha treinado Marcel para que este o pudesse ajudar na coloração. Esta página é a única prancha de Astérix não pintada por Albert Uderzo. Olhando com atenção, podem ver-se algumas diferenças, comparativamente a outras páginas do álbum.A primeira edição da ASA incluirá dois autocolantes que completam o poster inserido no título Astérix nos Jogos Olímpicos.
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O CÉU CAI-LHE EM CIMA DA CABEÇA
SINOPSE
Mais uma vez a famosa aldeia dos irredutíveis gauleses foi invadida! Mas, desta feita, os romanos estão completamente inocentes. De um momento para o outro, todos os habitantes da aldeia gaulesa ficam imobilizados, com excepção de Astérix, Obélix, Panoramix e Ideiafix. Esta situação coincide com a chegada de uma misteriosa nave, tripulada por um estranho personagem de nome Tune, oriundo de uma estrela distante. Os nossos heróis ficam então a saber que possuem uma “arma secreta” pretendida pelos Nagmas, uns seres estranhos e antipáticos, rivais dos habitantes de Wendalsity. Os nossos amigos gauleses vão contar com a preciosa ajuda do simpático Tune, para evitar que a famosa poção mágica caia nas mãos dos terríveis Nagmas – que pretendem tornar-se os únicos senhores do Universo – e espera-se uma missão deveras complicada! Mas nada vai impedir que esta história termine como todas as outras… com um magnífico banquete!