O ANO DO PENSAMENTO MÁGICO
1.980,00 MT
SINOPSE
É assim que Joan Didion inicia a sua viagem pela memória do ano mais transformador da sua vida, começando na noite em que o marido, o escritor John Dunne, com quem foi casada mais de 30 anos, morre de ataque cardíaco, e a sua única filha está em coma no hospital. Com uma escrita tão assertiva como limpa, tão honesta como desarmante, Didion investiga os vivos que sobrevivem aos mortos, revelando, através da sua experiência pessoal, aquilo que é universal a todos: a dor da perda, a necessidade da superação quando tudo parece inútil.
Num registo por vezes jornalístico, recorrendo a estudos, especialistas ou a poemas e obras de arte, outras vezes confessional e literário, mas escapando da autopiedade, Didion deixa o fluxo da sua consciência viajar pelas memórias do casamento, pela experiência da maternidade e da escrita, recordações que emergem a cada momento, quando trata do funeral do marido ou visita a filha inconsciente no hospital.
Out of stock
Joan Didion
9789898979360
ISBN | 9789898979360 |
---|---|
Categoria: | Memórias e Testemunhos |
Weight | 429 g |
---|---|
Autor | |
Editora | Cultura |
Livros Relacionados
-
MAHANYELA A vida na periferia da grande cidade
SINOPSE
O meu pai incluiu no seu livro memórias, publicado em 1985, vários episódios do seu percurso pessoal que nós já lhe tínhamos ouvido, vezes sem conta, nos serões de família, desde quando éramos pequenos. Contudo, em Memórias, esses episódios tem forte conotação com o quadro político prevalecente, o que revela profundo sentido de história que caracterizava o meu pai.
A minha mãe vem agora partilhar neste livro experiência de vida, usando como compasso social e moral o conhecimento do lugar onde nasceu, cresceu e viveu, a forma de ser e estar (mahanyela), das pessoas e famílias com quem conviveu e, de maneira geral, do mundo dos subúrbios da grande cidade.
Neste livro…No relato da minha mãe, a dimensão politica não é tão perceptível como nos textos do meu pai. O que dele ressalta é o lado doméstico, a perspectiva local, a candura da observação. Penso, inclusivamente, que, em alguns casos, a re-abordagem que a minha mãe faz de alguns episódios, já tratados em Memorias, permite um aprofundamento, um enriquecimento do nosso entendimento sobre esse passado recente.
KaMpfumo ou Lourenço Marques, mais tarde Maputo, a cidade que ela conheceu em criança e viu evoluir ao longo destes quase cem anos, é parte fundamental da narrativa. A autora dá-nos uma cartografia urbana em que os macros importantes são as casas de família que ela foi conhecendo nos percursos que fazia a pé, as escolas, os locais de culto, os mercados, as próprias pessoas.
-
OBRIGADO MADIBA Memórias de Abílio Soeiro : Homenagem a Nelson Mandela
SINOPSE
De menino pobre que brincava na rua com outros meninos tão ou mais pobres do que ele a empresário reconhecido. Houve muito terreno percorrido. E esse percurso, como Abílio Soeiro aqui nos relata, foi construído com base em ideias e na coragem de as realizar.
Neste livro acompanhamos o que foi a sua infância e adolescência, passadas em bairros populares da Ilha do Ibo e Pemba, num Moçambique colonial dos anos cinquenta e sessenta.
O seu caminho não foi fácil ou linear, através da leitura deste livro, apercebemo-nos que foi singularmente traçado por sinais que o autor, sempre atento, soube oportunamente interpretar. Estava ele em Boroma, perto da cidade de Tete, cumprindo a sua última missão no serviço militar, quando uma cobra dentro de uma das suas botas o levou a descobrir um anúncio para pessoal de bordo na companhia aérea moçambicana.
Anos depois, ao escapar de um acidente de avião, Soeiro concluiu que tinha chegado o momento de abandonar o que estava a fazer e responder ao apelo de criar um empresariado nacional no seu jovem país.
Os laços de amizade com Madiba, foram mais do que um simples acaso pois ele próprio os transformou num motivo capaz de revolucionar a sua vida e de o recolocar nos bancos da “escola”.
Numa linguagem simples e cativante, este livro vai contar-lhe detalhes de um percurso que vale a pena conhecer. A sua leitura será uma descoberta de pequenos e inesperados prazeres.
Paralelamente, as páginas que se seguem têm a qualidade de nos darem uma visão única da vida em família de Nelson Mandela, a quem o autor carinhosamente trata por Madiba.
Quando está em Maputo, Madiba costuma sair para visitar familiares. Lembro-me que, uma vez, ao sair da casa da Olívia, aproximou-se dele e da “mamã” Graça uma jovem de uns treze anos que pediu para tirar uma fotografia com ele. Madiba chamou a jovem à parte e disse-lhe:
– Eu não tenho problemas em tirar uma foto contigo. O único problema será quando tu mostrares o eu namorado essa fotografia ao lado de um homem tão charmoso…
-
UMA TERRA PROMETIDA
SINOPSEEm UMA TERRA PROMETIDA, Barack Obama narra, na primeira pessoa, a história da sua improvável odisseia, de jovem em busca da própria identidade a líder do mundo livre, descrevendo com uma minúcia extraordinariamente pessoal quer a sua educação política quer os marcos do primeiro mandato da sua histórica presidência -um tempo de dramática transformação e turbulência.
Barack Obama convida os leitores a embarcar numa viagem emocionante, desde as suas primeiras aspirações políticas à decisiva vitória na convenção do Iowa até à noite que marcou o ponto de viragem na História, o 4 de novembro de 2008, quando foi eleito o 44.º presidente dos Estados Unidos da América e se tornou o primeiro afro-americano a assumir o cargo mais importante do país.
Refletindo sobre a presidência, Obama explora de forma singular e ponderada o tremendo alcance dos poderes presidenciais, bem como os seus limites, e oferece-nos um ponto de vista privilegiado sobre a dinâmica partidária americana e a diplomacia internacional. Transporta os leitores para o interior da Sala Oval e da Sala de Crise da Casa Branca, para Moscovo, Cairo, Pequim, e leva-os ainda mais longe. Privamos dos seus pensamentos enquanto constitui o seu gabinete, luta contra uma crise financeira global, tira as medidas a Vladimir Putin, supera obstáculos aparentemente inultrapassáveis para assegurar a aprovação da lei de acesso geral a cuidados de saúde (AffordableCareAct), entra em rota de colisão com os generais acerca da estratégia dos EUA para o Afeganistão, lida com a reforma de Wall Street, reage à devastadora crise provocada pela explosão da plataforma petrolífera Deepwater Horizon e dá luz verde à Operação Lança de Neptuno, que culminou com a morte de Osama bin Laden.
UMA TERRA PROMETIDA é uma obra extraordinariamente íntima e introspetiva – a história do compromisso de um homem com a História, da fé de um líder comunitário posto à prova no palco mundial. Obama é franco quando fala sobre o exigente equilíbrio de se candidatar à presidência como americano negro, carregando as expectativas de toda uma geração inspirada por mensagens de “esperança e mudança”, e, ao mesmo tempo, cumprir os desafios morais da tomada de decisões ao mais alto nível. É honesto sobre as forças que lhe fizeram oposição, no seu país e no estrangeiro, é sincero sobre como a vida na Casa Branca afetou a sua mulher e as suas filhas e não tem receio de revelar as suas dúvidas e desilusões. Contudo, nunca vacila na sua convicção de que na grande missão americana, ainda em curso, o progresso é sempre possível.
Este livro, maravilhosamente escrito e poderoso, expressa a convicção de Barack Obama de que a democracia não é uma dadiva caída do céu mas uma conquista alicerçada na empatia e na compreensão mútua, construída em conjunto dia após dia.
-
MEMÓRIAS EM VOO RASANTE EM VOO RASANTE
SINOPSE
Jacinto Veloso faz um relato muito interessante e cativante da sua vida ao serviço de Moçambique. Um legado histórico a Moçambique a não perder por quem se interessa pela região e sua história.
-
ULTIMA PARAGEM AUSCHIWITZ
SINOPSEEm 1942, o médico judeu Eddy de Wind apresentou-se como voluntário para trabalhar em Westerbork, um campo de trânsito de judeus, no este dos Países Baixos, onde conheceu Friedel, uma jovem enfermeira. Os dois apaixonam-se e casam. Em 1943, foram deportados para Auschwitz num comboio de mercadorias e são separados, indo Eddy para o Block 9 e Friedel para o 10, onde se realizavam experiências médicas.
Quando os russos se começam a aproximar de Auschwitz, no Outono de 1944, os nazis decidiram apagar os seus vestígios e foi ordenado aos prisioneiros, entre os quais se encontrava Friedel, recuar até ao interior da Alemanha, no que se conheceria depois como «marchas da morte». Eddy, pelo contrário, escondeu-se e ficou em Auschwitz, onde encontrou um lápis e um caderno e começou a escrever. -
EU SEREI A ÚLTIMA
SINOPSE
Um testemunho íntimo de sobrevivência, uma história terrível e inspiradora.
A 15 de Agosto de 2014 a vida de Nadia Murad mudou para sempre. As tropas do Estado Islâmico invadiram a sua aldeia, onde a minoria yazidi levava uma vida tranquila, e levaram a cabo um massacre. Executaram homens e mulheres, entre eles a mãe e seis dos seus irmãos e amontoaram os corpos em valas comuns.
Nadia, que tinha então 21 anos, foi sequestrada e vendida como escrava sexual. Os soldados torturaram-na e violaram-na repetidamente até que, numa noite, conseguiu fugir pelas ruas de Mossul.
Para que não se esqueça, porque quer ser a última a vivê-la, Nadia conta a sua história.