4 resultados encontrados

  • MAHANYELA A vida na periferia da grande cidade

    SINOPSE

    O meu pai incluiu no seu livro memórias, publicado em 1985, vários episódios do seu percurso pessoal que nós já lhe tínhamos ouvido, vezes sem conta, nos serões de família, desde quando éramos pequenos. Contudo, em Memórias, esses episódios tem forte conotação com o quadro político prevalecente, o que revela profundo sentido de história que caracterizava o meu pai.

    A minha mãe vem agora partilhar neste livro experiência de vida, usando como compasso social e moral o conhecimento do lugar onde nasceu, cresceu e viveu, a forma de ser e estar (mahanyela), das pessoas e famílias com quem conviveu e, de maneira geral, do mundo dos subúrbios da grande cidade.

    Neste livro…No relato da minha mãe, a dimensão politica não é tão perceptível como nos textos do meu pai. O que dele ressalta é o lado doméstico, a perspectiva local, a candura da observação. Penso, inclusivamente, que, em alguns casos, a re-abordagem  que a minha mãe faz de alguns episódios, já tratados em Memorias, permite um aprofundamento, um enriquecimento do nosso entendimento sobre esse passado recente.

    KaMpfumo ou Lourenço Marques, mais tarde Maputo, a cidade que ela conheceu em criança e viu evoluir ao longo destes quase cem anos, é parte fundamental da narrativa. A autora dá-nos uma cartografia urbana em que os macros  importantes são as casas de família que ela foi conhecendo nos percursos que fazia a pé, as escolas, os locais de culto, os mercados, as próprias pessoas.

    880,00 MT
  • MEMÓRIAS EM VOO RASANTE EM VOO RASANTE

    SINOPSE

    Jacinto Veloso faz um relato muito interessante e cativante da sua vida ao serviço de Moçambique. Um legado histórico a Moçambique a não perder por quem se interessa pela região e sua história.

    700,00 MT
  • ULTIMA PARAGEM AUSCHIWITZ

    SINOPSE

    Em 1942, o médico judeu Eddy de Wind apresentou-se como voluntário para trabalhar em Westerbork, um campo de trânsito de judeus, no este dos Países Baixos, onde conheceu Friedel, uma jovem enfermeira. Os dois apaixonam-se e casam. Em 1943, foram deportados para Auschwitz num comboio de mercadorias e são separados, indo Eddy para o Block 9 e Friedel para o 10, onde se realizavam experiências médicas.
    Quando os russos se começam a aproximar de Auschwitz, no Outono de 1944, os nazis decidiram apagar os seus vestígios e foi ordenado aos prisioneiros, entre os quais se encontrava Friedel, recuar até ao interior da Alemanha, no que se conheceria depois como «marchas da morte». Eddy, pelo contrário, escondeu-se e ficou em Auschwitz, onde encontrou um lápis e um caderno e começou a escrever.

    2.400,00 MT
  • UMA TERRA PROMETIDA

    SINOPSE

    Em UMA TERRA PROMETIDA, Barack Obama narra, na primeira pessoa, a história da sua improvável odisseia, de jovem em busca da própria identidade a líder do mundo livre, descrevendo com uma minúcia extraordinariamente pessoal quer a sua educação política quer os marcos do primeiro mandato da sua histórica presidência -um tempo de dramática transformação e turbulência.

    Barack Obama convida os leitores a embarcar numa viagem emocionante, desde as suas primeiras aspirações políticas à decisiva vitória na convenção do Iowa até à noite que marcou o ponto de viragem na História, o 4 de novembro de 2008, quando foi eleito o 44.º presidente dos Estados Unidos da América e se tornou o primeiro afro-americano a assumir o cargo mais importante do país.

    Refletindo sobre a presidência, Obama explora de forma singular e ponderada o tremendo alcance dos poderes presidenciais, bem como os seus limites, e oferece-nos um ponto de vista privilegiado sobre a dinâmica partidária americana e a diplomacia internacional. Transporta os leitores para o interior da Sala Oval e da Sala de Crise da Casa Branca, para Moscovo, Cairo, Pequim, e leva-os ainda mais longe. Privamos dos seus pensamentos enquanto constitui o seu gabinete, luta contra uma crise financeira global, tira as medidas a Vladimir Putin, supera obstáculos aparentemente inultrapassáveis para assegurar a aprovação da lei de acesso geral a cuidados de saúde (AffordableCareAct), entra em rota de colisão com os generais acerca da estratégia dos EUA para o Afeganistão, lida com a reforma de Wall Street, reage à devastadora crise provocada pela explosão da plataforma petrolífera Deepwater Horizon e dá luz verde à Operação Lança de Neptuno, que culminou com a morte de Osama bin Laden.

    UMA TERRA PROMETIDA é uma obra extraordinariamente íntima e introspetiva – a história do compromisso de um homem com a História, da fé de um líder comunitário posto à prova no palco mundial. Obama é franco quando fala sobre o exigente equilíbrio de se candidatar à presidência como americano negro, carregando as expectativas de toda uma geração inspirada por mensagens de “esperança e mudança”, e, ao mesmo tempo, cumprir os desafios morais da tomada de decisões ao mais alto nível. É honesto sobre as forças que lhe fizeram oposição, no seu país e no estrangeiro, é sincero sobre como a vida na Casa Branca afetou a sua mulher e as suas filhas e não tem receio de revelar as suas dúvidas e desilusões. Contudo, nunca vacila na sua convicção de que na grande missão americana, ainda em curso, o progresso é sempre possível.

    Este livro, maravilhosamente escrito e poderoso, expressa a convicção de Barack Obama de que a democracia não é uma dadiva caída do céu mas uma conquista alicerçada na empatia e na compreensão mútua, construída em conjunto dia após dia.

    4.200,00 MT