Mostrando 1–20 de 175 resultados

  • 100 DATAS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DE PORTUGAL TUDO O QUE PRECISA DE SABER (3ª Edição)

    SINOPSE

    Este livro foi escrito com o objetivo de tentar despertar o interesse pela história de Portugal por meio da desconstrução de mitos históricos e da revelação de diferentes versões do mesmo acontecimento. Em cada data, é descrito o ambiente histórico e socioeconómico respectivo, assim como os dados biográficos mais relevantes das personagens envolvidas para se conseguir uma melhor compreensão do contexto e ambiente em que se enquadram. A verdade por detrás de cada acontecimento costuma ser mais complicada do que a primeira impressão dá a entender, e descobri-la é sempre um desafio árduo, tarefa que este livro pretende simplificar e tornar os momentos mais marcantes da nossa história acessível a todos.

    2.150,00 MT
  • 1885-2015 MOMENTOS, FACTOS E POSICIONAMENTOS um contributo para a compreensão da história de Moçambique

    SINOPSE

    Este é um livro de história do mundo e de Moçambique, abarcando o período de 1885 a 2015, no qual foram escolhidos momentos em que ocorreram factos que determinaram diferentes posicionamentos dos fazedores da politica e não só.

    Não tendo sido possível abarcar todos os factos relevantes ocorridos naquele período, os que nele foram arrolados, são aqueles que, na óptica do autor, mais influenciaram o rumo da história de Moçambique que se conhece.

    Em África, diz-se que a tradição é a história do povo, guardada com cuidado e estima, na memória colectiva, e transmitida oralmente. Nessa transmissão, ela assume um valor pedagógico, na medida em que, deve ser transmitida às jovens gerações, de modo a reconhecerem, nela, só a ‘‘verdade histórica”.

    Porque, quem não sabe de onde vem, não sabe onde vai, a historia permite e fornece o conhecimento de onde se vem, que, conjugado com a análise do presente, permite e facilita a escolha do futuro, ou do caminho para o futuro que se quer. A história recente de Moçambique está cheia de episódios marcantes que precisam de ser conhecidos, analisados estudados por todos, na perspectiva de se obter o conhecimento histórico orientador.

    Este livro traz pequenas notas, com que se quis deixar um contributo para a compreensão dos momentos que produziram factos de que resultaram diferentes posicionamentos na história do mundo e na de Moçambique, nos seus aspectos politico, económico e social. Recomenda-se, por isso, que todos os professores de história, dele se sirvam, como material de apoio, na lecionaçao de historia de Moçambique, em todos os níveis. É um ponto de partida para estudos pormenorizados possam ser recomendados e realizados.

    1.500,00 MT
  • A ARTE DA GUERRA

    SINOPSE

    Uma das obras mais penetrantes do pensamento ancestral chinês, A Arte da Guerra que data provavelmente do Período dos Reinos Combatentes no século IV A.C. constitui não só um tratado de estratégia militar, mas igualmente uma lição de sabedoria, uma arte de viver e uma filosofia da existência.

    A sua actualidade mantém-se viva e os ensinamentos de Sun Tzu continuam a influenciar as estratégias de sucesso em todos os sectores do mundo contemporâneo.

    A presente tradução é o resultado da comparação das versões apresentadas nas línguas inglesa e francesa, em confronto com o próprio texto chinês.

    O seu autor, Luís Serrão, é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, e tem exercido actividades no domínio do ensino, da edição e da tradução.

    1.100,00 MT
  • A ARTE DA GUERRA

    SINOPSE

    A Arte da Guerra é, por certo, o mais famoso tratado sobre estratégia alguma vez escrito. Porém, muito mais do que ter inspirado grandes mestres guerreiros, como os samurais japoneses, ou génios militares, como Napoleão Bonaparte, é a referência essencial para todos os que desejam atingir o sucesso nos negócios, na carreira e na vida.
    Esta nova tradução, do original chinês para a língua portuguesa, oferece ao leitor uma forma renovada de ler A Arte da Guerra, sem as reinterpretações que a descaracterizaram ao longo dos tempos, recuperando uma obra que mantém uma incrível actualidade e importância.

    1.800,00 MT
  • A ARTE DO EMPREENDEDORISMO O CAMINHO DA COMPETÊNCIA E RIQUEZA

    SINOPSE

    Em geral, as pequenas e médias empresas são criadas no ambiente família, no horário das refeições, no calor dos encontros  , nas observações de rua e, também, em alguma fila de pagamento, por vezes, até, como forma de subserviência.

    Em função dessa vulnerabilidade, concebemos este trabalho de maneira a identificar, mais facilmente, oportunidades e posicionamento eficiente em prol do sucesso empresarial.

    Grande parte dos empreendedores exerce todas as actividades relativas à gestão- produção, compras, distribuição, controlo financeiro, logística burocracia, faturamento, criação, contacto com fornecedores e clientes, exigido todas estas actividades especializações para que o negócios empresarial dê resultado. Além disso,  empenho e a dedicação do empresário resultado. Além disso, o empenho e a dedicação do empresário resultam numa disponibilidade temporal mínima para pensar no crescimento e no desenvolvimento.

    Em função desta realidade, o autor, Luiz Alberto Alves dos Santos, evitou questões filosóficas, de conteúdo incerto, e ouros pormenores cujas perspectivas assentam no futuro distante.

    O tema empreendedorismo, aqui tratado, reflecte a aprendizagem de experiências de vida.

    A planificação é prática e não estratégica; o plano é de trabalho e não teoria de negócios; a colecta é de impostos normais e não a planificação tributária; valoriza-se a formação de equipa e não a mudança de comportamento.

    Assim, como o autor Luiz Alberto A. Dos Santos, reconhecemos a urgência dos factos e acreditamos que, difundindo as suas ideias, possamos contribuir para que o jovem empreendedor alcance o sucesso em menor espaço de tempo.

    1.740,00 MT
  • A BÍBLIA A história de Deus e de todos nós

    SINOPSE

    Um capuz manchado de sangue cobre a cabeça de Jesus, que está prostrado no cárcere dentro da residência de Pilatos. O governador romano entra na cela. Um guarda retira o capuz de Jesus. – E então, você é o Rei dos Judeus? – É isso que o senhor pensa ou está apenas repetindo o que outros lhe disseram a meu respeito? Pilatos recua um passo e desvia o olhar por alguns instantes. – O seu próprio povo diz isso – responde o governante, recuperando a compostura. – Então, diga-me: você é um rei? – Meu reino não pertence a este mundo. As histórias da Bíblia são incríveis relatos de fé, coragem, paixões, guerras, traições e poder. Por trás da mensagem espiritual contida em suas páginas, há uma aventura épica empolgante, repleta de guerreiros, rebeldes, profetas e Reis, todos chamados por Deus para revelar Seu amor pela humanidade. Inspirado na minissérie A Bíblia, este livro narra alguns dos mais importantes episódios das Escrituras, desde a criação do homem até a passagem de Jesus pela Terra, cuja vida, morte e ressurreição trouxeram a salvação para todos nós. Com uma narrativa envolvente e um texto ágil, Roma Downey e Mark Burnett dão vida a grandes personagens, como Moisés, Davi, Samuel e Sansão, e descrevem trechos fundamentais do livro sagrado, como o dilúvio que dizimou os primeiros habitantes do planeta, a promessa de Deus a Abraão, as dez pragas do Egipto, a traição de Judas e a luta dos apóstolos para manter viva a mensagem do Messias. Electrizante como um suspense, comovente como o mais belo romance de todos os tempos, este livro vai conquistar até mesmo aqueles que nunca imaginaram se empolgar com as histórias da Bíblia.

    2.025,00 MT
  • A DIÁSPORA MOÇAMBICANA

    SINOPSE

    Diáspora Moçambicana é um vigoroso libelo contra a História.

    Relato único e exemplar da vida naquele território entre 1962 e 1945, ainda não foi ultrapassado em rigor descritivo, no pormenor das ocorrências, afirmando-se, assim, como o mais rigoroso documento sobre aquele periodo conturbado e dos confrontos socias que, inevitavelmente, qualquer colonização origina. Para quem viveu no local este período, conteém uma mão cheia de recordações.

    Para quem lê este livro para encontrar o prazer da boa leitura ou do conhecimento da verdade histórica e social, constitui o complemento indispensável à sua formação sobre um passado que continua a constituir quase um mistério a que a bruma do tempo que vai emprestando a patine da mística.

    500,00 MT
  • A HISTÓRIA SECRETA DO VATICANO

    SINOPSE

    “Ocupar o trono de Pedro significava deter a potestade para coroar e depor reis e imperadores. E, do mesmo modo, os papas agiram durante muitos séculos como monarcas terrenos e não como líderes espirituais. Os pontífices foram seduzidos pelos mesmos anseios de poder e entregaram-se aos mesmos apetites carnais que os seus pares laicos.”

    Política, heresia, o fim dos Templários. Lutas internas, golpes inesperados e massacres improváveis. A história dos papas emana-se com a do mundo num livro polémico, resultado de uma sólida investigação histórica.

    2.990,00 MT
  • A INDEPENDÊNCIA DO PODER JUDICIAL Bases, Pressupostos e Desafios para Moçambique

    SINOPSE

    O livro em causa, cujo é “ A independência do poder judicial (bases, pressupostos e desafios para Moçambique)” visa esclarecer que a independência do poder judicial é um principio constitucional, devidamente consagrado. Demonstra que o principio da Independência judicial é requisito indispensável para a consolidação do Estado de Direito, onde nele assenta. A aplicação do Direito para fazer justiça depende da percepção dos actores sobre o sentido deste principio, e respectivas garantias.

    1.500,00 MT
  • A LIDERANÇA SEGUNDO FRANCISCO O Homem que guia com o coração

    SINOPSE

    Em A Liderança Segundo Francisco, o autor demonstra-nos o modo como as palavras e acções do Papa revelam princípios espirituais que o preparam para liderar a Igreja e influenciar o nosso mundo – um mundo que se encontra em rápida transformação e requer líderes que valorizam a necessidade humana de amor, inspiração e sentido

    1.200,00 MT
  • A LÍNGUA PORTUGUESA EM MUDANÇA

    SINOPSE

    Este livro contém os resultados de um trabalho de investigação sobre o discurso que se produz, em Portugal, nos meios de comunicação social rádio, televisão e imprensa. Pelo facto de a linguagem utilizada nestes meios de comunicação ser muitas vezes tomada como modelo de referência, é natural que ela condicione ou incentive certas tendências linguísticas, sobretudo ao nível do vocabulário usado. Na realidade, de acordo com alguns levantamentos estatísticos sobre níveis de audiência em Portugal, existem programas de televisão que chegam a ter cerca de quatro milhões e meio de telespectadores. Por essa razão, e como estão em permanente contacto com uma parte muito significativa dos falantes, os meios de comunicação social são vistos frequentemente como o principal veículo de difusão da língua-padrão.

    Os estudos agora apresentados caracterizam aspectos linguísticos da fala quotidiana, como a ocorrência de palavras novas, a comunicação de frases consideradas incorrectas mas que se estabeleceram já na língua falada, ou a utilização, com múltiplas funções gramaticais, de uma palavra como ‘portanto’. As análises foram realizadas sobre um corpus constituído por gravações de rádio (RDP, TSF e Rádio Renascença), da televisão (SIC, RTP1 e RTP2) e da imprensa (Diário de Notícias, Expresso e Público).

    845,00 MT
  • A MAIS BREVE HISTÓRIA DA RÚSSIA

    SINOPSE

    Nação de proporções colossais ou continente? Luz do mundo ou terra condenada? Aliado da Europa e do Ocidente ou seu adversário mortal? Território de santos, czares, poetas, pintores, revolucionários e músicos, a Rússia é um enorme mistério que importa desvendar. Esconde uma história tão rica, antiga e diversa quanto desconhecida.
    José Milhazes, o grande especialista português da Rússia, propõe neste livro uma viagem fascinante que atravessa séculos e séculos da história, cultura e civilização russas, que começa nos povos eslavos vários séculos antes de Cristo e acaba na actualidade, com Putin.
    Nesta edição que inclui dezenas de fotografias e mapas – além de uma cronologia e de bibliografia aconselhada para quem quiser saber mais – fique a conhecer a geografia, os povos, as grandes figuras, efemérides e feitos desta grande nação em permanente devir.

    2.000,00 MT
  • A MORTE DA VERDADE A falsidade na Era de Trump

    SINOPSE

    Vivemos numa época em que a própria ideia de verdade objectiva é vista com desdém e desprezo pelos ocupantes da Casa Branca. Teorias da conspiração e ideologias desacreditadas estão a reemergir, o método científico volta a ser alvo de debate, e a propaganda russa inunda os ecrãs de televisão.
    A sabedoria das massas sobrepõe-se à investigação, deixando cada um de nós preso às crenças que melhor confirmam os nossos preconceitos. Como se tornou a verdade um valor ameaçado na América contemporânea?
    Neste livro, Michiko Kakutani, a reputada crítica literária norte-americana detentora de um Prémio Pulitzer, analisa as forças culturais que contribuíram para este declínio iniciado há algumas décadas. nas redes sociais, na literatura, na televisão, no mundo académico e na política, Michiko Kakutani identifica as tendências – quer de direita quer de esquerda – que convergiram para sobrepor a subjetividade à factualidade, à ciência e aos valores comuns.
    E lembra-nos as palavras dos grandes críticos do autoritarismo, escritores como George Orwell e Hannah Arendt, cujas obras são de novo assustadoramente relevantes.
    Com uma erudição e um discernimento notáveis, Kakutani faz um diagnóstico desafiador à nossa condição actual e indica um novo rumo para estes tempos em que a verdade é posta em causa.

    1.600,00 MT
  • A PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA

    SINOPSE

    O livro divulga a abordagem sócio-histórica como uma perspectiva teórica capaz de romper com a dicotomia objectividade/subjectividade e produzir um saber e um fazer que, ao falar do humano e sua dimensão psicológica, fala da realidade social na qual este se insere e que o constitui.

    1.740,00 MT
  • A PILHAGEM DE ÁFRICA

    SINOPSE

    ÁFRICA é o continente mais pobre do mundo — e também o mais rico. Embora concentre apenas 2% do PIB mundial, alberga 15% das reservas de petróleo, 40% do ouro e 80% da platina. No seu subsolo jaz um terço das reservas minerais do planeta. Mas o que poderia constituir a salvação do continente é, pelo contrário, uma maldição. Os recursos naturais africanos têm sido alvo de uma pilhagem sistemática. A contrapartida do petróleo e dos diamantes é a corrupção, a violência e desigualdades sociais gritantes. Mas os beneficiários deste saque, assim como as suas vítimas, têm nome. O crescimento acelerado de África é induzido pela voracidade de recursos naturais por parte de economias emergentes como a chinesa, e alimentado por uma rede sombria de comerciantes, banqueiros e investidores dispostos a subornar as elites políticas locais. Em A Pilhagem de África, Tom Burgis, premiado jornalista do Financial Times, conduz o leitor numa viagem emocionante e frequentemente chocante aos bastidores de uma nova forma de colonialismo. Ao longo de seis anos, o autor abraçou uma missão através da qual se propôs denunciar a corrupção e dar voz aos milhões de cidadãos africanos que sofrem na pele esta maldição. Aliando um trabalho aprofundado de investigação a uma narrativa plena de acção, o livro traz uma nova luz sobre os meandros de uma economia globalizada e a forma como a exploração das matérias-primas africanas concentra a riqueza e o poder nas mãos de poucos.

    2.335,00 MT
  • A SOCIEDADE DA ABUNDÂNCIA

    SINOPSE

    A «sociedade da abundância» (the affluent society) é um termo que já entrou na língua americana, e seguramente que poucas obras sobre economia tiveram tão profundo efeito sobre a consciência geral da América. Na verdade, este livro foi escolhido por comissão especial da Associação Americana de Bibliotecas coo um dos cinquenta livros mais importantes dos últimos cem anos. As suas ideias e remédios continuam a ser tanto do nosso tempo que é difícil acreditar que A Sociedade da Abundância foi publicado há quase vinte anos e toda uma geração cresceu à sua sombra.

    Nesta edição, revista, o autor actualizou a informação e pôs muitos dos aspectos da sua argumentação básica em perspectivas mais amplas suscitadas pelos anos decorrentes.

    Embora continue a ser, em particular, uma obra do seu tempo, é para além disso uma obra clássica cuja mensagem apenas se tornou mais relevante e urgente nos anos posteriores à sua publicação. Agora, na sua forma actualizada, é leitura essencial para todos.

    1.320,00 MT
  • A SOMBRA DOS HERÓIS

    SINOPSE

    Em Portugal, até hoje, pouco se sabe sobre os portugueses vítimas dos nazis em França. Mas se assim é em relação às vítimas, a ignorância é absoluta no que respeita às centenas de homens e mulheres que combateram os nazis durante a ocupação do país.

    Cidadãos de um país neutro, centenas de portugueses podiam ter-se adaptado às circunstâncias e ao diktat do invasor alemão. Em vez disso deixaram o conforto relativo das suas famílias, das suas casas e dos seus empregos, esqueceram o interesse próprio e lançaram-se num combate desigual pela liberdade.

    A Sombra dos Heróis dá vida à história desconhecida destas centenas de homens e mulheres de carne e osso, lutadores de exceção, num relato fascinante sobre a resistência e abnegação humanas.

    2.240,00 MT