SOBRE O AUTOR

Lourenço Jossias (Manhique) nasceu em Massinga, Inhamabane, a 12 de Agosto de 1960, filho de Jossias Fulau Manhique e de Adelina Seneta, evangelistas reformadas da igreja Metodista livre de Moçambique. É o quarto filho do casal, num total de oito.
Depois de concluir o ensino primário em Guma, em 1976, estudou na Escola Secundária de Massinga, em 1977, e, nos anos seguintes, transferiu-se para Maputo, onde continuou os estudos na Escola Secundaria Josina Machel.
Em 1982, concluiu o curso básico de Jornalismo, na Escola de Jornalismo de Maputo, onde teve o privilégio de ser aluno co-fundador da instituição, na qual em 1991 viria a concluir o curso Médio de Jornalismo.
Possui diplomas em Jornalismo ou em comunicação social obtidos em Moçambique, Portugal e Estados Unidos da América.
Começou como Repórter estagiário no Noticias em 1982, tendo sido transferido poucos anos depois para o semanário Domingo.
No principio da década de 90 funda, juntamente com outros 12 Jornalistas seniores do Pais, a Mediacoop Jornalistas Associados, sociedade cooperativa, a primeira empresa jornalística criada em Moçambique no contexto de uma sociedade pluralista e democrática.
No seminário SAVANA, foi repórter e editor adjunto. No diário mediaFAX assumiu as funções primeiro de editor adjunto e depois de editor, tudo isso na segunda metade da década 90 e entre 2000 a 2002. Ainda na mediacoop, pertenceu ao seu conselho de Gestão respondendo pela área de Administração de Finanças.
Em 2002 funda, juntamente com o Salomão Moyane, o Semanário ZAMBEZE, também conhecido como “o grande rio”, no âmbito da nova media. Para além de Administrador Executivo da Novo Média SARL, desempenha as funções de editor até Março de 2007. Neste ano, depois de ceder sua posição na Novo Média, irá criar também com o Moyana, a ZAMBÉZIA MULTIMÉDIA, com o objectivo principal de produzir um seminário generalista e a cores, o primeiro do seu género em Moçambique.
Desde Abril de 2007 que é editor da MAGAZINE INDEPENDENTE. Também desempenha em simultâneo as funções de editor do DIÁRIO INDEPENDENTE, UM JORNAL electrónico da ZAMBEZE MULTIMÉDIA, onde igualmente é Administrador Executivo.
Pertenceu, na década 90, ao Secretariado executivo do SNJ (Sindicato Nacional de Jornalistas). É membro dos órgãos sociais do MISA Moçambique desde 2006. É casado com a D. Elisa Elias da Câmara Jonas com quem tem dois filhos.