SOBRE O AUTOR

Eduardo Medeiros nasceu em 1941.
Licenciado em Ciências Sociais (opção Antropologia) pela Universidade Livre de Bruxelas em 1972. Docente e investigador de 1976 a 1998 nas Universidades Eduardo Mondlane, Universidade Pedagógica e Centro Regional de Desenvolvimento Sanitário (Moçambique). Doutoramento em Antropologia Social e Cultural na Universidade de Coimbra, 1994. É docente no Departamento de Sociologia da Universidade de Évora desde 1998, e membro do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) na mesma Universidade. Tem colaborado com centros de Estudos Africanos em Portugal e no estrangeiro.

  • OS SENHORES DA FLORESTA: Ritos de iniciação dos rapazes macuas e lómuès

    SINOPSE

    “Em todos as etnias moçambicanas de língua bantu, as mudanças de estado, lugar, situação social e idade eram acompanhadas por rituais geralmente festivos e sempre impregnados de profunda significação social, política, mágica e religiosa. Todos os ritos de passagem tinham como objectivo fundamental integrar o iniciado num novo status  e numa nova dimensão ontológica da qual a morte também fazia parte (…)

    De todos os ritos, tanto respeitantes à totalidade dos membros da colectividade como relativos a alguns deles, as cerimónias de iniciação das meninas e dos rapazes eram, incontestavelmente, as que maior fausto e importância revestiam para as comunidades de agricultores do Norte de Moçambique. (…)

    O objecto de estudo deste livro é constituído pelo conjunto das práticas, rituais ou não, que socialmente marcavam a passagem da criança masculina para a idade adulta e preparavam socialmente essa mesma criança para o casamento entre macuas e os lómuès.

    É a este conjunto que designo por ritos de iniciação dos rapazes.”

     

    1.055,00 MT