SOBRE O AUTOR

Bento Baloi nasceu em 1968 no Vieira, um bairro de lata dos subúrbios da cidade de Maputo. É jornalista há 30 anos. Fez iniciação literária escrevendo contos e poemas publicados em páginas de especialidade de revistas e jornais moçambicanos. Dedicou parte significativa da sua carreira ao teatro, escrevendo, dirigindo e interpretando papéis em peças, tanto de palco como de rádio. São da sua autoria as peças de teatro «Lágrimas»; «Grito Humano»; «Adão e Eva, Ámen»; «Alarme»; «Katina P, o Flagelo», entre outras. Escreveu os bailados «O Filho do Povo» e «Raízes e Percursos», encenados pela diva da coreografia moçambicana, Pérola Jaime. Estreou-se na ficção com «Recados da Alma» (Ideia-Fixa, 2018). No Verso da Cicatriz é o seu segundo romance.

  • ARCA DE NÃO É

    SINOPSE

    A segunda obra de Bento Baloi é constituída por 15 histórias, atravessadas por uma realidade arroz, cheia de desespero. Concorre para o efeito uma escrita intrigante, verosímil e absolutamente acutilante. Logo, desde o primeiro texto, “Jail house”, até ao último, “A Arca de não é”, Baloi dá-nos a magnitude das desgraças causadas pelo ciclone Idai, no Centro do pais, em Março de 2019. Partindo de um fenómeno natural, o escritor recria universos diegéticos trágicos, porém importantes na preservação da memória colectiva. Há aqui um trabalho sobre a dor a fazer da escrita um meio de banalizar a existência, por ser qualquer coisa fugaz.

    500,00 MT
  • NO VERSO DA CICATRIZ

    SINOPSE

    Um casal de apaixonados vê os seus caminhos desencontrarem-se por força das circunstâncias da história de um Moçambique pós-independência. Uma sequência de intrigas e mal-entendidos conduz o rapaz ao desterro. Primeiro para Milange, para onde foram enviadas as Testemunhas de Jeová. Depois para Mavago, nas amarras da chamada Operação Produção.

    As incessantes buscas dos caminhos do reencontro transformam este enredo num drama que se enrosca no percurso histórico de uma nação em construção. O casal acaba mergulhado no epicentro de uma guerra fratricida. Uma guerra que lhes é alheia, mas que mata e destrói.

    Esta é uma história de dor, paixões, luta e perseverança. É o desvendar do que se esconde por detrás de uma cicatriz de quem acredita num amanhã radiante para todos.

    1.000,00 MT